Dérbi do Minho terminou em vitória pela margem mínima do SC Braga.

Esta noite de sábado foi sinónimo de dérbi minhoto. SC Braga e FC Vizela defrontaram-se para a 30ª jornada da Liga Portugal Betclic, no Estádio Municipal de Braga. Os gverreiros do Minho acabaram por sair gloriosos do encontro, após uma reviravolta no marcador.

Na primeira parte, os arsenalistas foram ofensivamente superiores ao adversário minhoto. Ainda assim, nenhuma das equipas foi capaz de criar ocasiões de grande perigo. A primeira oportunidade caseira surgiu aos 12 minutos, com Bruma a tentar a sorte de fora da área, mas o esférico não teve a direção desejada.

Momentos depois, os anfitriões voltaram a insistir. Primeiramente, com novo remate de Bruma, todavia, a bola foi parar às mãos de Ruberto. De seguida, Simon Banza finalizou com a cabeça, mas a “redonda” teve o mesmo desfecho.

A primeira oportunidade vizelense surgiu já nos instantes finais do primeiro tempo. Aos 40’, após cruzamento de Tomás, Jota Gonçalves cabeceou, mas o esférico saiu um pouco ao lado. Posteriormente, Essende recebeu a bola dentro de área, rodou e rematou, mas a bola foi desviada pela defesa bracarense.

Já na segunda parte, a história foi totalmente diferente, com muitas mais oportunidades de perigo, especialmente para o lado avermelhado. Apesar disso, foi o FC Vizela que inaugurou o marcador. Aos 50’, após perda de bola de Zalazar, num lance de contra-ataque rápido dos forasteiros, Quina passou a Essende que, com espaço para rematar, não desperdiçou a oportunidade.

No entanto, três minutos depois, aconteceu um enorme erro pela parte dos vizelenses. Na sequência de um pontapé de baliza, Ruberto foi pressionado por Simon Banza e tentou fintá-lo, mas acabou por se atrapalhar com a bola. O esférico foi parar aos pés de Zalazar que só teve de encostar.

Com a igualdade estabelecida no marcador, os gverreiros do Minho mostraram uma nova cara, sendo capazes de estar bastante mais presentes ofensivamente e criando ocasiões de enorme perigo. Primeiramente, foi Bruma com duas oportunidades soberanas para marcar. Todavia, o braguista desperdiçou ambas. Aos 65 minutos, o número sete chegou mesmo a colocar o esférico dentro da baliza vizelense, mas o jogo já estava interrompido por falta de Banza sobre Tomás.

A formação arsenalista continuava a elaborar várias ocasiões, até que, aos 85’, chegaram mesmo ao golo. Numa jogada bem trabalhada, Moutinho cabeceou para o capitão bracarense, este por sua vez, de calcanhar, devolveu ao número 28 para depois assistir Zalazar. O uruguaio aproveitou a oportunidade e fez o bis na partida.

Com a superioridade bracarense estabelecida no marcador, os atletas com a Rainha ao peito não foram capazes de responder. E assim terminou esta ofegante segunda parte, com vitória pela margem mínima da equipa da casa (2-1).

Com este resultado, o SC Braga continua a disputar o lugar no pódio com o FC Porto. Na próxima jornada, os bracarenses irão deslocar-se a Lisboa para defrontar o SL Benfica. Já para o FC Vizela, com esta derrota, complica-se ainda mais o caminho para a manutenção na primeira liga, encontrando-se no último lugar. Na próxima jornada, os vizelenses irão receber o Rio Ave FC.

Conheça, aqui, os elementos em destaque neste duelo.