Os famalicenses foram praticamente sempre dominados e saíram derrotados.

Na noite desta terça-feira, dia 16 de abril, o FC Famalicão recebeu o líder, Sporting CP, no Estádio Municipal 22 de Junho, numa partida a contar para a 20ª jornada da Liga Portugal Betclic. Mais de dois meses depois da data inicial programada, os famalicenses começaram a perder e não conseguiram desfazer essa desvantagem ao longo de toda a partida, anotando a primeira derrota sobre a alçada de Armando Evangelista.

 

O encontro começou com ambas as equipas a procurarem organizar-se ofensivamente e impor o seu jogo, sendo que o Sporting CP levou a melhor neste critério, como já se esperava. Inicialmente, os leões tiveram dificuldade em furar o bloco defensivo adversário, porém, foi pela ala direita que conseguiram criar perigo.

 

Jogava-se há pouco mais de um quarto de hora quando surgiu o primeiro aviso leonino. Daniel Bragança recebeu a bola na zona central e armou uma autêntica bomba às redes de Luíz Júnior. Melhor ainda esteve o guardião que efetuou uma defesa espetacular e, com alguma sorte à mistura, não colocou o esférico na própria baliza, após as costas do guardião a estarem perto de causar estrago.

 

Aos 20 minutos de jogo, surgiu o primeiro, e único, golo do encontro. Mais uma vez, Daniel Bragança intercetou um passe no meio-campo famalicense e deixou o resto do trabalho com o trio de ataque lisboeta. Viktor Gyökeres recebeu e entregou a Francisco Trincão que, por sua vez, serviu Pedro Gonçalves que tirou do alcance de Luíz Júnior, marcando à sua antiga equipa e inaugurando o marcador.

 

Durante o resto da primeira parte, os visitantes tentaram ampliar a diferença, mas não foram bem-sucedidos. Acabaram por relaxar e deixar os homens da casa crescer no jogo. Aos 41 minutos, após uma distração de Diomande, Chiquinho apareceu para roubar a bola, mas o costa-marfinense acabou por fazer falta em zona subida do ataque. Chiquinho voltou a ser chamado à cobrança e acabou por atirar por cima. Desta forma, as equipas foram para o descanso com a margem mínima no marcador.

 

No regresso à segunda metade, voltou a acontecer o expectável. Os atuais líderes do campeonato começaram com a iniciativa e conseguiram estar por cima em quase todos os segundos 45’. A ofensiva de Alvalade bem tentou usar Viktor Gyökeres como principal alvo na procura da profundidade, mas há que dar um grande destaque à turma de Armando Evangelista que deu uma verdadeira aula defensiva, anulando por completo o melhor marcador do campeonato.

 

A primeira jogada de perigo surgiu, apenas, aos 70 minutos. Após um cruzamento à direita por Ricardo Esgaio, o esférico percorreu toda a área até aos pés de Nuno Santos. O português dominou e rematou colocado, como é de seu estilo, mas com demasiada força, passando por cima da baliza famalicense.

 

Três minutos depois, Francisco Trincão transportou pela direita, rodopiou sobre a defensiva da casa e tirou o cruzamento. No miolo apareceu Hide Morita que rematou por duas vezes, a primeira contra Riccieli e a segunda para fora.

 

Como se costuma dizer “quem não marca sofre” e, contra todas as previsões, a turma de Rúben Amorim viu-se em sofrimento nos momentos finais do encontro. Nos dez minutos finais, o FC Famalicão percebeu que era o momento para tentar conquistar no mínimo um ponto e lançou-se para o ataque. Aos 80 minutos, Jhonder Cádiz apareceu à direita do ataque minhoto e acabou por ser pressionado pelo capitão dos leões, Coates. Devido ao insucesso na tentativa de fugir à pressão disparou quase sem ângulo, mas a bola saiu a rasar a trave de Franco Israel.

 

Desde então, o jogo apenas se concentrou no meio-campo visitante, com a equipa da casa a aplicar um rolo compressor. Toda esta pressão acabou por não se materializar devido à grande competência de Eduardo Quaresma e Sebastian Coates. Fábio Veríssimo apitou pela última vez em Vila Nova de Famalicão, fazendo o Sporting CP respirar de alívio com a vitória pela margem mínima.

 

Com a primeira derrota ao comando de Armando Evangelista, o FC Famalicão permanece no oitavo lugar da tabela classificativa, com 35 pontos. Na próxima jornada da Liga Portugal Betclic, os minhotos recebem a formação algarvia do Portimonense, no domingo, 21 de abril, às 15:30.