O Espaço Vita acolheu, entre os dias 4 e 6 de abril, a 12º edição dos European Blues Challenge, um espetáculo constituído por vinte e uma bandas, oriundas de todos os cantos da Europa.
O evento teve bastante afluência, tanto por parte de artistas como de turistas das mais diversas nacionalidades, dividindo-se da seguinte forma: dias 4 e 5 destinaram-se para as meias-finais, atuando em cada dia 10/11 bandas e dia 6 realizou-se a grande final, no qual 8 grupos disputaram pelo grande prémio.
A avaliação ficou a cargo de um painel de 8 jurados, sendo atribuída com base em 5 critérios: originalidade, talento musical, talento vocal, presença em palco e mensagem de blues.
Cada banda teve cerca de 20 minutos (no máximo) para demonstrar o seu talento e paixão por este estilo. A noite terminou com 2 premiados: Robbert Duijf Band (dos Países Baixos) e Dan Mudd feat. Bearbeat (da Suíça) para a categoria “Special Prize Solo/Duo”. Além disso, os nossos conterrâneos “Kiko and The Blues Refugees” conquistaram a medalha de bronze.
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, considerou que Braga adquiriu o estatuto de “capital dos blues” e referiu que este evento é “a cereja no topo do bolo”.