Completa esta quarta-feira, dia 17 de abril, dez anos desde a partida do imaculado Gabriel García Márquez. O escritor colombiano, considerado como uma referência literária a nível mundial, tem vindo a marcar descendências com a obra Cem Anos de Solidão.

CNN Portugal

Gabriel García Márquez nasceu em 1927 em Aracataca, na Colômbia, e veio a falecer 87 anos depois na Cidade do México. Criado pelos avós maternos, a juventude do autor foi marcada pela obra A Metamorfose de Franz Kafka, que o fez ter a certeza que, um dia mais tarde, viria a ser escritor.

“Gabo”, como era acarinhado, começou por estudar Direito e Ciências Políticas, na Colômbia, mas rapidamente percebeu que o seu rumo era no mundo das letras. Como tal, renunciou à universidade e passou a vender enciclopédias. Além de vendedor, foi, ainda, jornalista, ativista, político e consagrado como um dos escritores mais importantes do século passado.

Getty Images

Em 1955, viu o seu primeiro livro, A Revoada, publicado, mas passando despercebido pelo olhar da crítica. Todavia, 12 anos depois García Márque lança Cem Anos de Solidão, romance que o coloca na ribalta literária, fazendo-o ganhar diversos prêmios literários e que o distingue no estilo de realismo mágico. A obra conta a história de Macondo, uma cidade mítica, e a dos sucessores do seu fundador, José Arcadio Buendía, durante todo um século.

Além de Cem Anos de Solidão é ainda aclamado pelas obras Crônica de uma Morte Anunciada e O Amor em Tempos de Cólera, vencedor do prêmio Nobel da Literatura, em 1982. Estas, por sua vez, são descritas por “Gabo” como fazendo parte dos “exércitos nem sempre pacíficos da literatura”. Com ofício certo de jornalista, passa, agora, a ser o escritor da América Latina mais lido em todo o mundo.

Apesar da notoriedade a escrever, Márquez consagrou-se, também, na área cinematográfica. Participou em diversos filmes, como, por exemplo, Jogo Perigoso, Presságio” e Erêndira, sendo também roteirista de A Bela Palomera. Em 1986, deixou marcado o seu legado no cinema com a criação da Escola Internacional de Cinema e Televisão em Cuba.