Esta edição do evento cultural homenageia o histórico músico galego Joám Trillo.

Barcelos dá as boas-vindas a 375 músicos vindos da Galiza e do Norte de Portugal na VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico. O evento, que começou ontem e acaba a 14 de abril, conta com a participação de 32 solistas e 343 grupos de cerca de 30 escolas de música e conservatórios de 22 municípios do Eixo Atlântico. As apresentações de música clássica e de jazz têm lugar no auditório São Bento Menni e no Theatro Gil Vicente.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Barcelos adianta que os participantes, com idades entre oito e 25 anos, são oriundos de diversas localidades dos distritos do Porto, Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real. Vêm, ainda, de localidades galegas como O Barco de Valdeorras, A Coruña, Ferrol, Santiago de Compostela e Ponteareas.

O presidente do Município de Barcelos, Mário Constantino, expressou a sua satisfação em acolher o evento, destacando a importância de “reunir tantos jovens espanhóis e portugueses, porque é muito mais aquilo que os une do que o que os separa”. O autarca sublinhou, ainda, que a cultura e a educação são “o que mais aproxima as pessoas e o que ajuda a consolidar a paz e a democracia”.

Xoán Vasquez Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, referiu que a candidatura de Barcelos à Mostra Musical foi aprovada “por unanimidade por todas as cidades” que compõem a associação. Assim, destaca-se o talento e as instituições locais dedicadas à área da cultura.

O evento vai culminar, no dia 14 de abril, com a final da Mostra Musical, na parte da manhã, onde um júri profissional vai decidir quem serão os jovens vencedores. Na parte da tarde, haverá a entrega de prémios no Auditório São Bento Menni. De seguida, e de forma a finalizar o evento, será interpretado o tema “Grândola Vila Morena”.

Em cada edição, a Mostra Musical do Eixo Atlântico homenageia uma personalidade relevante da música clássica ou jazz da Eurorregião. Assim, conforme refere a Câmara de Barcelos, “este ano, o homenageado será Joám Trillo, músico galego, uma das figuras mais destacadas da proteção e promoção da música galega”. Este tem realizado “um extenso trabalho de formação nas diferentes instituições galegas e de recuperação e difusão do repertório dos compositores galegos dos séculos XVIII, XIX e XX”.

Desde 2008, de dois em dois anos, a Mostra Musical do Eixo Atlântico tem sido um espaço para reconhecer, promover e premiar talentos musicais, contribuindo para a divulgação do gosto pela música da Galiza e do Norte de Portugal.