The Break-Up é um filme americano que estreou em junho de 2006. É uma comédia romântica e dramática e foi produzida pela Universal Pictures.

A comédia-romântica foi dirigida por Peyton Reed e escrita por Jay Lavender,  Jeremy Garelick e pelo ator que protagoniza a história, Vince Vaughn. Estrelado por Jennifer Aniston e Vince Vaughn, The Break-Up traz-nos a história da separação do casal Gary e Brooke.

A história decorre em Chicago, e inclui cenas em ruas da cidade, numa galeria de arte, onde uma das personagens, trabalha e no apartamento do casal. No filme acompanhamos uma série de discussões e problemas constantes que dificultam o entendimento entre ambos, incluindo o desinteresse e a falta de preocupação do rapaz no que diz respeito aos assuntos domésticos.

IMDB

Após a última e maior discussão do casal, torna-se evidente para os dois que algum deles teria que sair do condomínio pois a convivência em casa já se tinha tornado insuportável. Contudo, nem Gary nem Brooke querem sair de casa, o que leva os espectadores a acompanharem as consecutivas provocações que fazem um ao outro.

Mais tarde, Brooke deixa a cidade e viaja durante algum tempo, enquanto isso, Gary foca-se no seu trabalho como guia turístico. O público percebe que os dois estiveram algum tempo sem se ver, o que muda quando vemos o regresso da rapariga a Chicago e o respetivo reencontro com Gary. É neste momento que fica claro que o casal se separa.

IMDB

O filme termina com o reencontro de ambos, onde falam amigavelmente e deixam uma expectativa no ar, após se despedirem com um piscar de olhos. Esta cena toca os espectadores, pois percebe-se que o tempo em que estiveram distantes pode ter sido um indicador de que ambos se aperceberam dos seus erros na relação e de que não seria impossível uma reconciliação.

A receção do filme foi, na sua grande maioria, positiva, com críticas mistas e médias. Contudo, The Break-Up também recebeu alguns comentários negativos, como foi o caso do website americano de críticas de filmes e TV, Rotten Tomatoes, onde foi escrito que “a comédia anti-romântica carece de risadas e insights, resultando numa experiência estranha e insatisfatória”.

IMDB

Apesar de algumas críticas negativas, The Break-Up rendeu a Jennifer Aniston o prémio de Estrela de Cinema Feminina Favorita, atribuído pelos People Choice Awards, em 2006, e ainda o prémio de Escolha de Química, no mesmo ano.

The Break-Up é uma boa escolha para os amantes de um romance e drama, que inclui momentos divertidos e leves, que tornam a história mais cativante e menos triste. É, também, um filme que passa a ideia de proximidade com o público, através da lição que a insistência nem sempre é a solução.