A exibição de carácter do FC Famalicão anulou por completo as águias.
As bancadas do Estádio Municipal 22 de Junho voltaram a encher para o embate que pôs frente a frente o FC Famalicão e o SL Benfica. O jogo, que fechou a 32ª jornada da Liga Portugal Betclic, teve lugar no início da noite do passado domingo, dia 5 de maio. O começo com dois golos anulados de parte a parte demonstrou a divisão de protagonismo, mas, com o decorrer do tempo, a afirmação da equipa da casa sentenciou as águias e deu espaço a que o Marquês se voltasse a pintar de verde e branco, três anos depois.
Rolava a bola há pouco mais de cinco minutos e já se tinha gritado “golo” por duas vezes. João Gonçalves anulou os tentos de Ángel Di María e de Jhonder Cádiz, ambos com a bandeirola levantada. A primeira parte foi caracterizada pelo equilíbrio entre ambas as equipas, com boas ocasiões de ambos os lados, tendo tanto Anatoliy Trubin como Luiz Júnior tido muito trabalho. A ocasião de maior destaque foi azul e branca, com Puma Rodríguez a rematar cruzado à entrada da área e a levar o esférico a embater no poste, aos 27 minutos. As equipas recolheram aos balneários com o nulo no marcador e uma certa expectativa de ambos os lados em relação ao restante do encontro.
A tripla alteração encarnada ao intervalo conseguiu dar outro fulgor à turma de Roger Schmidt, que apostou em Álvaro Carreras e Fredrik Aursnes na exploração das laterais e forte chegada à área. A boa leitura de jogo fez com que a formação minhota percebesse que o caminho para a baliza lisboeta era exatamente por esse espaço.
Apesar das águias terem tido inúmeras oportunidades, a ineficácia pesou no resultado final e, como diz o ditado, “quem não marca, sofre”. O FC Famalicão precisou apenas de uma chance para tirar o nulo do marcador. Aos 71 minutos, Gustavo Sá lançou Puma Rodríguez pela direita e o panamiano só teve de puxar para o meio e rematar rasteiro para iniciar a euforia famalicense.
14 minutos depois, as bancadas voltaram a gritar “golo”. Mirko Topic intercetou a bola e desmarcou Zaydou Youssouf, que, na cara de Trubin, não desperdiçou e adiantou os famalicenses no placar. O SL Benfica, em desespero, ainda tentou responder, mas já não houve nada a fazer até ao apito final. A festa famalicense permitiu a sagração do Sporting CP como novo campeão nacional.
Com esta vitória, a turma de Armando Evangelista instala-se no oitavo lugar da tabela classificativa, com 39 pontos. A deslocação dos famalicenses a Chaves abre a próxima jornada da Liga Portugal Betclic, na próxima sexta-feira, 10 de maio, às 20:15.