HIT ME HARD AND SOFT é o terceiro álbum da cantora norte-americana Billie Eilish. Foi lançado a 17 de maio de 2024 pela gravadora Darkroom e Interscope Records.

O álbum conta com cerca de 43 minutos de música dos géneros pop e eletro gótico e foi produzido pelo irmão da cantora, Finneas. As dez músicas que compõem o álbum incluem o registo calmo e lento a que Billie Eilish já habituou o público.

“Birds of a Feather” é um dos temas que mais tem marcado o novo disco da artista. Esta música, que conta com uma letra bastante sentimental e pessoal, aborda um amor forte e duradouro, que se prolongará até à morte.

“SKINNY” é um dos temas mais marcantes de HIT ME HARD AND SOFT. Os assuntos abordados na letra desta música passam pelo mundo da fama, inseguranças relativamente ao seu físico e ainda a descoberta de um amor tóxico. A acompanhar os “sentimentos” partilhados pela cantora, está uma melodia profunda, que faz o público se sentir envolvido na canção.

Também “The Greatest” é um exemplo da vivência de um amor tóxico. A priorização do companheiro e o abalo emocional sentidos por Billie após ter dado tanto e recebido tão pouco, são o tema principal da música. “The Greatest” é apresentada ao público como uma confissão de compromisso e sacrifício.

Apesar do lançamento recente do disco, Billie Eilish já tem sido batante elogiada. Thomas Smith da NME afirmou que, embora o álbum seja muito pessoal para a cantora, ela conseguiu criar um disco que “ressoará mais forte” do que qualquer coisa que ela já fez antes. Também Neil McCormick do The Daily Telegraph referiu-se ao trabalho de Billie como uma “obra-prima de desgosto”.

A artista de 22 anos esteve a preparar o álbum desde o ano passado e o seu reconhecimento chegou cedo. O disco tem sido divulgado e aclamado por todo o mundo, onde tem ressaltado o seu talento para as composições e a sua produção experimental. Em abril de 2024, Billie anunciou a sua turnê Hit Me Hard And Soft: The Tour, que se iniciará em setembro do mesmo ano, no Canadá.

HIT ME HARD AND SOFT tem sido apresentado ao público com grande potencial, demonstrando uma maturidade admirável para uma artista tão jovem. As melodias, as letras e a pessoalidade têm sido os principais responsáveis pelo sucesso do novo álbum de Billie Eilish.