A celebração dos 11 anos de atividade da Liga Portuguesa Contra o Cancro traz, igualmente, um plano de voluntariado hospitalar.
A delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) celebra hoje, dia 13 de maio, 11 anos no ativo. Até à data, conta com mais de 100 doentes oncológicos e seus familiares, aos quais confere apoio psicológico. O número é o mais alto de sempre e poderá crescer ainda mais com as novas instalações, na Rua de Santa Margarida.
No sentido de expandir a sua atividade, a LPCC planeia assinar um protocolo com o Hospital de Braga, de modo a prestar mais apoio aos doentes oncológicos que estão a receber tratamento hospitalar e aos quais o serviço de psicologia já não consegue dar resposta.
A acrescentar, o protocolo vai também dar início a uma iniciativa de voluntariado hospitalar. Fátima Soeiro, presidente da delegação de Braga, salienta a necessidade “de pessoas voluntárias” dado que, no momento, possuem apenas seis. A responsável aponta para 2025 para começar esta iniciativa, mas explica que, assim que possuírem “um número suficiente de voluntários”, iniciam a formação.
A Liga tem atendido cada vez mais pedidos de ajuda, dando apoio a aproximadamente 120 doentes oncológicos e seus familiares. Fátima Soeiro acrescenta que o número de casos “tem aumentado exponencialmente”, o que refere ter levado à “contratação de uma nova psicóloga”, ficando assim “com três a tempo inteiro”. A delegação encontra-se neste momento com lista de espera para apoio psicológico, algo inédito, mas ao qual tem conseguido dar resposta.