Os vimaranenses estão a três pontos de bater o recorde pontual numa edição do campeonato.
Neste sábado, pelas 15:30 do dia 4 de maio, realizou-se o embate entre o Rio Ave FC e o Vitória SC. O Estádio dos Arcos foi a casa que acolheu este duelo que contou para a 32ª jornada da Liga Portugal Betclic.
As duas equipas entraram neste encontro com objetivos diferentes, sendo que os caseiros procuravam encontrar conforto na luta pela manutenção. Por outro lado, a turma de Álvaro Pacheco tentava bater o recorde de pontos do conjunto vitoriano numa edição da liga portuguesa, o que os aproximaria do quatro classificado, o SC Braga.
Desde cedo, os conquistadores almejaram abrir o marcador, algo que tentaram por intermédio de Kaio César. O jovem só teve olhos para a baliza quando recebeu o esférico em zona de finalizar, mas acabou por não tirar as medidas certas, rematando fraco e diretamente para fora.
Os minutos iniciais tiveram uma maior posse de bola a pender para a equipa da casa, mas com ataques mais incisivos a pertencer aos minhotos. À passagem da meia-hora de jogo, Jota Silva conseguiu penetrar por entre a defensiva adversária, ganhando a frente a Aderllan Santos. O próprio apanhou a bola ainda a saltitar à entrada da área e atirou de forma certeira. Este golo seria o 12º do internacional português no campeonato, mas acabou por ser invalidado por posição irregular.
A resposta vilacondense foi rápida e eficaz. Apenas sete minutos depois, Patrick William colocou uma bola alta em Yakubu Aziz, que fez o pivô e amorteceu para Joca, que a recebeu de peito. O número 14 ainda deixou a redondinha bater no chão antes de aplicar um pontapé violento que só parou no fundo das redes adversárias. Grande golo do médio português.
A primeira parte do encontro cingiu-se a esporádicas situações de perigo perto das balizas, com o jogo concentrado mais no centro do terreno. No começo da segunda metade, os forasteiros tentaram reestabelecer a igualdade através de um pontapé de canto. Aos 49 minutos, Tiago Silva cruzou para o cabeceamento de Tomás Ribeiro à figura.
No minuto seguinte, André André encontrou Jota na profundidade. O atacante transportou o esférico até à área defendida por Jhonatan e tentou cruzar rasteiro para o interior da mesma. O corte de Aderllan quase traiu o guardião, que demonstrou os seus reflexos com uma boa defesa.
Apesar dos esforços por parte dos vimaranenses, foram mesmo os rioavistas a faturar. Ao minuto 56, Tomás Händel perdeu a bola a meio-campo, o que originou um contra-ataque protagonizado por Tanlongo. O argentino encontrou Emmanuel Boateng à entrada da área, livre de marcação. O próprio rematou em jeito, ampliando a vantagem para 2-0.
A equipa da “Cidade-Berço” via, cada vez mais, os três pontos a fugir, mas, mesmo assim, tentou modificar esse cenário da maneira mais rápida possível. Assim sendo, perto de ser completada uma hora de jogo, o luso-austríaco tentou redimir-se. Jota voltou a encarregar-se de levar a sua equipa até ao último terço e colocou Händel na cara do guarda-redes brasileiro. O médio tinha tudo para reduzir a desvantagem, mas permitiu que Jhonatan voltasse a levar a melhor.
Já no terceiro minuto dos descontos surgiu uma das melhores chances para a turma de Guimarães reduzir o resultado. Manu tirou um cruzamento com peso e medida para o coração da área, onde apareceu Nélson Oliveira a cabecear nas alturas. Tudo correu como desejado e os festejos eram quase certos, até que a muralha vilacondense voltou a fazer uma enorme defesa, enviando o esférico pela linha de fundo.
Na sequência desse pontapé de canto efetuado por Tiago Silva, a defensiva afastou a bola na direção de Nuno Santos. O meio-campista apanhou a bola a pingar diante dele e marcou um grande golo, que de nada serviu para as contas do jogo. Os três pontos permaneceram mesmo em Vila do Conde.
Com este resultado, os vitorianos continuam no quinto lugar da tabela classificativa, com 60 pontos na bagagem. O próximo embate dos conquistadores será frente ao seu eterno rival, o SC Braga. Este encontro realizar-se-á no próximo domingo, dia 11 de maio, pelas 20:30, e contará para a 33ª jornada da Liga Portugal Betclic. O palco deste Dérbi do Minho será o Estádio D. Afonso Henriques, podendo esta partida fechar as contas da luta pelo quarto lugar.