O tradicional Cortejo Académico das instituições de Ensino Superior de Braga tomou conta das ruas da cidade, esta quarta-feira, 8 de maio. A celebração, para muitos, marca o fim de um ciclo.
Com início marcado para as 11h desta quarta-feira, os camiões partiram do largo externo do Cemitério Municipal de Monte d’Arcos. O desfile teve início na Sede da AAUMinho, na Rua D. Pedro V, convergindo, posteriormente, para o centro da cidade. Assim, os estudantes da UMinho, da Universidade Católica, do IPCA e do ISAVE transformaram as ruas da cidade num espetáculo colorido, inserido nas festividades do Enterro da Gata.
A música e os cânticos entoados, a cerveja e a animação permearam todo o percurso, onde cada curso marcou presença com camiões decorados segundo o tema “A Gata é quem mais ordena” – homenagem aos 50 anos do 25 de abril. Na emblemática Avenida Central, os caloiros realizaram as apresentações que tinham preparado para o Cabido de Cardeais e para a Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Margarida Isaías.
Após as apresentações finais de cada curso, os caloiros passaram a novilhos, simbolizando o encerramento de um ciclo de praxe. Seguiu-se, como é habitual, o último momento entre “ex-caloiros” e “doutores”, no chafariz da Praça da República. Desta forma, com muita cerveja e lágrimas derramadas, terminou mais um cortejo académico, por volta das 22h. Assinalou-se, assim, mais uma etapa nas vidas dos estudantes universitários.
O cortejo, tradição simbólica, contou com 57 cursos da Academia Minhota a desfilar pelas ruas de Braga. Juntou milhares de pessoas, entre comunidade académica e população a assistir. À noite, no Gatódromo (Fórum Braga), Quim Barreiros foi o cabeça de cartaz. Como sempre, anunciou o curso vencedor das apresentações feitas durante a tarde: Gestão.
Esta quinta-feira sobem ao palco do Gatódromo Rosinha e Luciana Abreu. As Monumentais Festas do Enterro da Gata 2024 terminam com os espetáculos de Plutónio, Mundo Segundo & Sam The Kid e Domingues.