A entrega das bolsas teve transmissão em direto no canal de Youtube da universidade.

A Universidade do Minho distinguiu 167 alunos com bolsas de excelência. A cerimónia teve início às 15h00 de ontem, 19 de junho, no salão medieval do Largo do Paço, sede da reitoria.

A sessão contou com intervenções do reitor Rui Vieira de Castro, da vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, e da presidente da Associação Académica (AAUMinho), Margarida Isaías. Desde 2012 que a UMinho reconhece o percurso académico dos seus melhores alunos no final de cada ano letivo. A bolsa obtida tem um valor equivalente ao da propina e inclui um diploma.

Tal como nas edições anteriores, também foram atribuídas 40 bolsas de estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a estudantes com média ponderada igual ou superior a 16 valores em cada ano curricular. O valor anual deste prémio equivale a cinco vezes a retribuição mínima mensal garantida do ano letivo em que é entregue.

O reitor da UMinho destacou a “gratificante” capacidade que a universidade tem para “atuar positivamente sobre contextos socioculturais menos favorecidos”, tendo em conta que uma “percentagem muito significativa” dos alunos premiados são estudantes bolseiros. Já Margarida Isaías apelou a que estes jovens usassem este “reconhecimento” para construir um mundo “melhor, mais inovador e mais justo”.