Este mês, Charlie xcx lançou o seu sexto albúm de estúdio BRAT. Com a capa mais simples, este é um álbum de club, sendo descrito pela artista como “agressivo e conflituoso”, mas ao mesmo tempo vulnerável. Os singles “Von Dutch” e “360” tornaram-se imediatamente sensações virais nas redes sociais, especialmente entre a comunidade queer.
Nesta era de música, muitos artistas tentam apelar à audiência com letras relacionáveis. No entanto, Charli descreve o contrário. A artista escreve sobre a época das celebridades divas “it girls”, problemas com paparazzi e noites de discoteca nos anos 2000, situações que ela viveu como adolescente.
Para anunciar o novo álbum, Charli lançou o primeiro single “Von Dutch”, título que remete para a marca popular dos anos 2000. Este relembra as músicas pop elétricas com as letras ousadas, mostrando a vontade de Charli em ser a mais falada da festa (“It’s okay to just admit you’re jealous of me”). A faixa é uma introdução perfeita ao estilo do álbum, seja na produção musical, exemplificando a explosão pop com techno, quer nas letras, sendo uma paródia da cultura das celebridades. Em março, foi lançado um remix da música com a contribuição da sensação do TikTok Addsion Rae, o que tornou a música viral. O segundo single do projeto, “360”, foi lançado em maio, acompanhado de um videoclipe icónico, onde aparecem várias “it girls”, incluindo Julia Fox, Rachel Sennott e Emma Chamberlain.
No meio de músicas para dançar na disco, Charli também abre as suas emoções e escreve a música “So I” sobre a morte de Sophie, uma amiga próxima. Uma outra música com letras mais “reais” é “Girl, so confusing”, onde a artista conta sobre a relação tensa que tem com uma artista, questionado o fascínio por raparigas más, sendo ela frequentemente descrita como tal. A música capta a sensação de claustrofobia e irritação de viver num mundo pequeno e altamente competitivo cheio de estrelas e semi-estrelas pop.
A capa de BRAT é o símbolo mais reconhecido desta era da artista, devido à sua simplicidade. É composta por um quadrado verde com o título desproporcional, o que recebeu imensas críticas. Sobre isto, a artista respondeu dizendo que queria desafiar a as pessoas que se sentem “proprietários das artistas femininas” e exigem uma foto delas na capa. Charli também explicou a decisão da cor verde saturada, discutindo que queria incitar uma ideia de desconforto, pois é uma cor “ofensiva e fora de moda”. A capa da versão deluxe segue o mesmo raciocínio, mas, invés de ser verde florescente, tem uma frase sarcástica a emitir o mesmo sentimento (“brat and it’s the same but there’s three more songs so it’s not”). Esta capa viralizou nas redes sociais, havendo versões únicas a cada, tornando-se numa foto de perfil popular.
Charli xcx sempre foi uma artista que gosta de brincar com a música que faz, algo que a coloca num lugar conflituoso no mundo pop, pois apesar de fazer música aclamada pela crítica e ter muitas músicas populares, isso não garante o seu lugar no sucesso comercial. Com BRAT, a artista continua a provar-se uma “ameaça” para os artistas pop, enquanto se diverte com sua música, criando uma álbum “meta” contando histórias de pirralhas.
Álbum: BRAT
Artista: Charli xcx
Editora: Atlantic Records
Data Lançamento: 7 De Junho De 2024