O sétimo dia do Europeu iniciou com um encontro a ser decidido nos instantes finais e terminou com uma partida de sentido único.

Nesta quinta-feira, dia 20 de junho, decorreram três encontros referentes à segunda jornada do Euro 2024. Eslovénia e Sérvia inauguraram a segunda jornada do Grupo C, seguida pelo confronto entre Dinamarca e Inglaterra. No último jogo do dia, Espanha e Itália encerraram a segunda jornada do grupo B.

A Eslovénia e a Sérvia abriram o dia, pelas 14:00, no Allianz Arena, em Munique. A seleção eslovena entrou melhor no duelo, tendo ameaçado a baliza sérvia, aos sete minutos, através do disparo de Jan Mlakar, que obrigou o Rajković a efetuar uma defesa apertada. No decorrer do primeiro tempo, os eslovenos continuaram a causar perigo, encontrando-se perto de inaugurar a vantagem, aos 37’. Elšnik tabelou com um adversário, fintou outro e atirou ao poste mais próximo.

Os sérvios iniciaram melhor nos cinco minutos iniciais da segunda metade, tendo ameaçado a baliza eslovena em três ocasiões. No entanto, a seleção eslovena manteve-se ativa na partida e Šeško obrigou o guarda-redes sérvio a efetuar uma defesa rigorosa, aos 58’. Os eslovenos persistiram e desvendaram o marcador, dez minutos depois. Elšnik aproveitou o espaço concedido pelo lado esquerdo e cruzou para a zona do segundo poste, onde apareceu Karničnik. Livre de marcação, o lateral esloveno desviou para dentro da baliza adversária.

Insatisfeitos com a desvantagem, os sérvios procuraram responder e assumiram as rédeas da partida. Mitrović deu início à ameaça das águias brancas e atirou à trave da baliza eslovena, aos 72’. Os sérvios insistiram e alcançaram a igualdade no último minuto do confronto, com Luka Jovic a cabecear para o fundo das redes, na sequência de um canto, salvando os sérvios da derrota.

No segundo duelo do dia, Dinamarca e Inglaterra mediram forças, pelas 17:00, no Deustche Bank Park, em Frankfurt. A primeira ocasião de perigo ocorreu no seguimento de uma desatenção da defensiva dinamarquesa. Kyle Walker antecipou-se a Victor Kristiansen e cruzou para a entrada da pequena área. Após alguma confusão, no seguimento do desvio de Saka, a bola sobrou para Harry Kane, que, frente a frente com Kasper Schmeichel, não perdoou e inaugurou o marcador, aos 18 minutos.

Insatisfeitos com o resultado, os dinamarqueses assumiram as rédeas do jogo, conseguindo igualar o marcador, aos 34’. Morten Hjulmand, atleta do Sporting CP, aproveitou o espaço concedido e disparou de longa distância para o fundo das redes inglesas.

No regresso dos balneários, Phil Foden esteve perto de colocar o seu nome na lista de marcadores, após ter disparado ao poste da balizada defendida por Kasper Schmeichel. A partida dirigida pelo árbitro português Artur Soares Dias permaneceu com oportunidades de ambas as formações até termino do duelo. Contudo, insuficientes para alterar o 1-1 do marcador.

O último encontro do dia colocou Espanha frente à Ítália, pelas 20:00, no Veltins-Arena, em Gelsenkirchen. Os instantes iniciais deram-se com os espanhóis a tomarem as rédeas do duelo e a colocarem-se perto de inaugurar o marcador, através do cabeceamento de Pedri, que obrigou Donnarumma a efetuar uma defesa apertada. A primeira metade ficou marcada pela ausência de perigo italiano e, consequentemente, pelo domínio completo da seleção espanhola. No entanto, desprovida de golos.

A Espanha manteve a postura apresentada no primeiro tempo, sendo detentora da posse da bola e criando perigo desde cedo. Aos 51 minutos, Nico Williams cruzou rasteiro em direção a Pedri e, já dentro da área, o médio do FC Barcelona atirou contíguo ao posto da baliza italiana. Três minutos depois, a “La Roja” inaugurou a contagem, no seguimento do desvio de Calafiori para a própria baliza.

Os espanhóis mantiveram a avalanche ofensiva, tendo Yamal estado perto do 2-0, com um remate em arco que saiu perto do poste da baliza italiana, aos 60’. Nove minutos depois, Nico Wiliams reproduziu a ação de Yamal e levou a bola à trave.

Com estes resultados, a Inglaterra lidera o grupo C com quatro pontos. A Dinamarca soma dois pontos e iguala a Eslovénia. Por outro lado, a Sérvia conquista o primeiro ponto, ocupando o último posto do grupo C. Na última jornada, dia 25 de junho, os sérvios defrontam os dinamarqueses, pelas 20:00. No mesmo horário, os eslovenos enfrentam os ingleses.

A Espanha soma a segunda vitória e garante o primeiro lugar do grupo B, com a consequente passagem aos oitavos-de-final. A seleção italiana mantém-se no segundo lugar, com três pontos. Na última jornada, dia 24 de junho, os espanhóis defrontam a Albânia, pelas 20:00. No mesmo horário, os italianos defendem a passagem aos “oitavos” com a Croácia.