Apesar de uma primeira parte bem conseguida, o SC Braga perdeu no terreno do Sporting CP

O primeiro jogo da final da Liga Placard decorreu na noite deste sábado. Num encontro entre Sporting CP e SC Braga, os leões beneficiaram de uma atuação superlativa na segunda-parte para vencer o jogo.

Perante um ambiente ao rubro no Pavilhão João Rocha, os golos não tardaram a surgir. Aos 20 segundos, Alan Guilherme abriu o ativo para o SC Braga. De forma imediata, o Sporting CP igualou, por Tomás Paçó. Estava dado o mote para uma primeira parte eletrizante.

Aos dez minutos, os bracarenses chegaram ao 1-2. Na sequência de um lançamento lateral de Rafael Henmi, Tomás Paçó introduziu a bola na própria baliza. Três minutos depois, Fábio Cecílio aumentou para 1-3 a contagem, após um remate cruzado.

A perder por dois tentos, o técnico Nuno Dias usufruiu de uma pausa técnica para reformular a estratégia verde e branca. A verdade é que esse momento surtiu efeito no ritmo dos leões, que rapidamente empataram a partida. Primeiro, à terceira tentativa, o russo Sokolov reduziu (2-3). De seguida, Zicky Té livrou-se com facilidade da marcação adversária e fez o 3-3.

Se no primeiro instante do duelo houve dois golos, na última cena da etapa inicial a história repetiu-se. Numa recuperação alta, Tiago Sousa fuzilou as redes de Henrique Rafagnin (3-4). A resposta foi dada por um disparo na passada de Pauleta (4-4).

Na segundo metade, a narrativa pintou-se exclusivamente de verde e branco. No reatar do jogo, Merlim precisou apenas de um minuto para dar vantagem aos sportinguistas.

Os arsenalistas acusaram o tento consentido e, a partir daí, não voltaram a entrar na discussão do resultado. Contrariamente, aos 26 minutos, Zicky Té ofereceu a Tomás Paçó o bis, respetivo 6-4.

Indomáveis, os leões não tiraram o pé do acelerador. À passagem do minuto 35, Tomás Paçó disparou uma bomba do meio da rua para o 7-4. Já numa tática de cinco para quatro por parte dos minhotos, Pany Varela aproveitou a baliza deserta para fixar o resultado em 8-4.

Após esta vitória, o SC Braga parte atrás na corrida para o título. No próximo dia 11, os gverreiros do Minho recebem o Sporting CP para o segundo ato da final do campeonato. O duelo tem pontapé de saída às 21:30.