Último jogo da fase de grupos do Euro 2024 termina com derrota portuguesa.

Nesta terça, 26 de maio, Portugal e Geórgia confrontaram-se para o terceiro e último jogo de Portugal no Grupo F. As novas caras comandadas por Roberto Martínez revelaram-se incapazas de ultrapassar o bloco defensivo da seleção euro-asiática e também pouco eficazes nas oportunidades que criaram.

Sem muitas cerimónias, os georgianos entraram na partida a marcar. António Silva fez um passe na perfeita direção do adversário Mikautadze e, num lance de contra-ataque rápido e inesperado, a Geórgia inaugurou o marcador por intermédio do avançado do SSC Nápoles, Khvicha Kvaratskhelia.

A tentativa de resposta da turma lusa foi evidente  no jogo. Contudo, mesmo com bola, havia dificuldades em criar ocasiões ofensivas que se revelassem como perigo para a formação georgiana. O primeiro remate enquadrado foi do capitão, Cristiano Ronaldo, numa sequência de livre direto aos 17 minutos. Todavia, o esférico foi certeiro para as mãos do guardião da Geórgia.

Com dificuldades para chegar à grande área do adversário, os remates longos surgiram como opção. Primeiramente, tentou João Palhinha e seguidamente foi a vez de João Félix. Contudo, ambos os esforços foram em vão.

Já na segunda parte, parecia que a história ia ser diferente. Aos 47 minutos, o número 7 português rematou em direção à baliza, mas a bola ressaltou no ombro de um defesa da Geórgia. Pouco depois, um foguete de Diogo Dalot obrigou o guardião georgiano a abrir as asas para defender.

No entanto, para infelicidade dos portugueses, a história voltou a repetir-se. Outro erro do jovem central português, custou outro golo a Portugal. António Silva cometeu uma falta dentro da grande área. Numa situação de grande penalidade, Georges Mikautadze aproveitou a ocasião para alargar o marcador. A seleção portuguesa ainda tentou alterar o resultado, mas o desfecho final foi mesmo de duas bolas a zero.

Apesar deste resultado amargo da formação lusa, Portugal acaba o seu roteiro no grupo F com a primeira posição assinalada. Na próxima partida, a seleção portuguesa irá defrontar o terceiro qualificado do grupo C, a Eslovénia. Este embate para os oitavos-de-final do Europeu 2024 realiza-se no primeiro dia de julho, às 20 horas. Por outro lado, com esta memorável vitória, a Geórgia também se qualifica para os oitavos, defrontando a Espanha no dia 30 de junho, também às 20 horas.