Os portugueses foram eliminados da Golden League pela seleção belga.

No final de tarde de sábado, 1 de junho, a seleção portuguesa defrontou a seleção da Bélgica na Arena Jarkólka, em Tarnów na Polónia, num encontro a contar para a última jornada da fase preliminar da Golden League de voleibol. A seleção das quinas não se conseguiu superiorizar e saiu derrotada por 3-2, sendo, por isso, eliminada da final a quatro da prova.

Os portugueses não tinham a vida fácil ainda antes de entrar em campo, pois tinham de bater os belgas pela diferença máxima, para concluir o objetivo de chegar ao quarto lugar, ultrapassando a Finlândia, e garantindo um lugar na Final Four.

No primeiro set, apesar de ter sido a equipa lusa a inaugurar o placar, essa vantagem não durou muito tempo, tendo os belgas a anulado imediatamente. Após a igualdade, a vitória construiu-se gradualmente e com alguma facilidade. Os de preto conseguiram abrir uma vantagem confortável e terminaram com diferença de três pontos (25-22).

O segundo set, foi, sem dúvida, mais equilibrado. Ambas as equipas foram dividindo a vantagem ao longo do tempo, tendo os portugueses, liderados por Alexandre Ferreira, levado a melhor, vencendo o segundo parcial por 29-31, estabelecendo a igualdade.

Durante todo o terceiro set, os de quinas ao peito conseguiram não estar em desvantagem em algum momento, sendo que o máximo que os belgas conseguiram foi a igualdade no placar (1-1). A vantagem foi-se gerindo, desde início, até chegar ao resultado final de 19-25, alcançando o 1-2.

A seleção belga percebeu que era o momento para se impor. Filip Cveticanin conseguiu levar a sua equipa para o empate de 2-2 (25-18) e, posteriormente, para a reviravolta de 3-2 (15-11). Com esta derrota, a equipa orientada pelo técnico João José está eliminada da Golden League, ficando no oitavo lugar, com nove pontos.