Até dia 6 de setembro, o Centro Ciência Viva de Braga proporciona 21 atividades que explorem e divulguem ciência.

O Centro Ciência Viva de Braga volta a dinamizar sessões de disseminação da ciência pelo Minho. O programa destinado para a cidade sede deste espaço disponibiliza, até dia 6 de setembro, um programa com 21 atividades gratuitas e especializadas no ramo científico. À semelhança de Braga, vão ser realizadas, por todo o país, este tipo de atividades que pertencem ao programa nacional Ciência Viva, proporcionado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Em Braga vão realizar-se sessões alusivas à Astronomia e à Biologia e Geologia. Durante estas atividades serão efetuadas observações com telescópios, visitas guiadas ao céu e observação de objetos celestes, bem como percursos interpretativos que proporcionem o contacto direto com a Natureza. O objetivo é ensinar conceitos de identificação de espécies, através de caminhadas temáticas junto a cursos de água ou visitas a museus.

Em suporte digital encontra-se o programa completo desta iniciativa, assim como o formulário de inscrição. Ambos os documentos podem ser consultados no site ‘MyCiencia Viva’, da agência Nacional Ciência Viva.

“Esta é uma iniciativa nacional, realizada no verão, que traz a Ciência ao público desde 1996 e que esgota todos os anos. As famílias aderem a estas atividades com muito entusiasmo. Os mais novos vibram muito na procura do conhecimento”, afirma João Vieira, diretor do Centro Ciência Viva de Braga. O mesmo acrescenta ainda que estas iniciativas “são momentos de partilha do conhecimento onde todos podemos estar com um cientista. Para além de se observar, com uma atenção diferente, o que nos rodeia, podemos questionar os cientistas e mesmo fazer experiências com eles. É um programa que já se tornou uma tradição para muitas pessoas, neste período de verão, e que queremos continuar a dinamizar pela sua importância social e na cultura científica”.