Mais 290 vagas face ao ano anterior.

A primeira fase de candidaturas ao ensino superior público para o ano letivo 2024/2025 começa esta segunda-feira e prolonga-se até ao dia 5 de agosto. Os resultados serão divulgados no dia 25 do mesmo mês. Este ano somam-se 290 vagas às do anterior, resultando assim num total de 54 601.

A estas 54 601, acrescentam-se 712 vagas previstas para os concursos locais. Concursos específicos para determinados cursos e determinadas instituições, como o Curso Superior de Teatro, os Cursos Superiores Militares ou o curso de Ciências Policiais.

O concurso abre ainda com mais cinco cursos do que aqueles anteriormente anunciados em abril. São estes, Engenharia Aeroespacial na Universidade do Porto, Biologia Marinha na Universidade de Coimbra, Cidades Sustentáveis e Inteligentes na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Desporto no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e Medicina na Universidade de Aveiro.

Segundo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, considerando as vagas para concursos locais artísticos, candidatos maiores de 23 anos, estudantes internacionais, titulares de cursos superiores e pós-secundários, situações de mudança de curso, diplomados de vias profissionalizantes, ingresso em Medicina por licenciados, regimes especiais e também as vagas para ensino à distância, o número total para ingresso no ensino superior público é de 78 158. Apesar de elevado, o número é substancialmente inferior ao do ano passado.

A segunda fase irá decorrer entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, com os resultados a serem divulgados no dia 15 de setembro. Na terceira fase, as candidaturas serão aceites entre os dias 21 e 24 de setembro e serão divulgados os resultados no dia 30 do mesmo mês.

Os alunos devem candidatar-se através do site da DGES, onde irão precisar de uma senha de acesso e da ficha ENES, um documento emitido pela escola com os resultados das provas de ingresso e com a classificação final do secundário. Para ajudar no processo de escolha, os alunos podem consultar o portal Infocursos, onde encontrarão dados e estatísticas sobre os cursos superiores.