Homem do jogo:
Diogo Costa
Ao longo dos 120 minutos de jogo, o guarda-redes português só foi chamado a intervir uma vez, aos 115’. Aí, operou uma defesa de enorme qualidade para manter Portugal ligado à corrente.
No forçado desempate por grandes penalidades, o atleta do FC Porto brilhou, voando para se opor aos disparos dos jogadores eslovenos. A qualificação de Portugal para os quartos-de-final deve-se, em grande parte, à prestação do jovem de 24 anos.
Em cima:
Nuno Mendes
O defesa-esquerdo lusitano manteve-se igual a si mesmo. Tal como tem habituado na competição até agora, voltou a demonstrar solidez defensiva. Além disso, causou perigo no ataque com arrancadas estonteantes.
João Palhinha
Por vezes, o trabalho dos jogadores que atuam no miolo defensivo passa pelos pingos da chuva. Todavia, nesta partida, o médio de 28 anos foi um autêntico “polvo”. Foram inúmeras as vezes em que comandou o meio-campo luso, quer com interceções, ou com duelos conquistados aos adversários.
Jan Oblak:
A exibição do melhor jogador da Eslovénia não podia passar em vão. O guardião, que já atuou em Portugal, no Benfica, foi o grande responsável por adiar a decisão para os penáltis. Aos 105 minutos, colocou a cereja no topo da sua exibição, com uma gigantesca intervenção na grande penalidade de Ronaldo. No desempate, não teve hipóteses nas cobranças de Cristiano, que se redimiu, Bruno Fernandes e Bernardo Silva.
Em baixo
Bruno Fernandes
O centrocampista do Manchester United teve uma prestação individual para esquecer. Na noite de Franfurkt, foi incapaz de liderar o setor médio da seleção nacional. Habitualmente, não costuma errar muitos passes, o que não se verificou neste encontro.
Cristiano Ronaldo
Notam-se algumas debilidades, naturais, no desempenho individual do capitão luso. Longe da qualidade de outrora, o elemento mais avançado de Portugal exagerou na vontade de ser protagonista. O penálti falhado não é demérito seu. Todavia, foi egoísta nos livres diretos, não causando muito perigo em cada um deles.
Conheça, aqui, as incidências do duelo dos oitavos-de-final.