Os lugares mais altos do pódio foram pintados com as cores portuguesas por Messias Batista, individualmente, e em parelha com Teresa Portela.
No passado período de 23 a 25 de agosto disputou-se em Samarkand (Uzbequistão), o Campeonato do Mundo de Canoagem em Velocidade. Nas seis provas em que carimbou presença, Portugal saiu medalhado.
Em águas uzbeques, a primeira medalha portuguesa pintou-se de ouro, no dia 24. Na final da categoria K2 Mistos 500 metros, Teresa Portela e Messias Batista superiorizaram-se aos adversários. Um dia depois, o atleta luso voltou a elevar Portugal ao expoente máximo, com um triunfo contundente nos K1 Masculinos 200 metros.
O último dia de competição traduziu-se em quatro medalhas portuguesas. Nos K1 Masculinos 500 metros, Fernando Pimenta averbou a prata. O experiente canoísta luso alcançou o mesmo feito nos K1 Masculinos 5000 metros.
A dupla feminina, constituída por Teresa Portela e Francisca Laia, despediu-se dos K2 Femininos 200 metros no segundo lugar, respetiva prata. Em conjunto, os quatro lusos em competição, obtiveram o bronze na final da categoria de K4 Mistos 500 metros.
Desta forma, Portugal finda a sua participação nos Mundiais de canoagem em velocidade, decorridos no Uzbequistão. Os atletas lusos obtiveram duas medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.