O Dia Nacional dos Avós. O dia de quem tem sempre uma história para nos contar. O dia de quem tem o cheiro a ternura. O dia de quem parece saber de tudo que se possa ensinar. O dia de quem tem sempre uma notinha para comermos um gelado. Celebramos os que têm um impacto em nós como poucos têm. Celebramos a sua comida, as suas palavras, a sua tranquilidade e a sua sabedoria.
Seja a cuidar dos netos e dos filhos, a influência que os avós têm em nós é indiscutível e imensurável. São as nossas raízes – o vínculo ao passado e ao presente que enriquece tudo o que fazemos e vivemos. É com eles que entendemos de onde vêm as tradições e a sua importância. São eles que trazem estabilidade e amor. Cada ruga traz um testemunho, uma memória, um pouco de si.
Os avós encontram em nós uma fonte de energia e de alegria, trazendo-lhes quase como um novo propósito. Talvez até revivam a sua infância pelos nossos olhos.
São professores, são historiadores, cozinheiros, enfermeiros e amigos, e aconteça o que acontecer, ficarão sempre marcados em nós e no tempo.
por Eduarda Silva e Vasco Lima