A ligeira superioridade dos vitorianos foi suficiente para bater o FC Arouca pela margem mínima.
Nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, realizou-se pelas 20:15h o embate entre as formações do FC Arouca e do Vitória SC. O palco deste espetáculo que encerrou a 1ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25 foi o Estádio Municipal de Arouca. Apesar do equilíbrio entre ambas as equipas, quem acabou por levar a melhor foi o conjunto minhoto.
A primeira ameaça da partida saiu dos pés de Samu. Aos três minutos o médio proveniente do recém-despromovido FC Vizela, recebeu um passe rasteiro de Ricardo Mangas, mas não conseguiu tirar as medidas certas à baliza de Nico Manti.
A resposta arouquense apareceu seis minutos depois por intermédio de Sylla. O guineense conduziu a bola pelo meio-campo vitoriano e, ainda fora da área, atirou violentamente contra o poste direito.
Aos 14 minutos surgiu o primeiro tento da partida. Uma jogada vertical elaborada pela turma de Rui Borges sobre o corredor direito culminou no cruzamento tenso de João Mendes. Mesmo tendo saído rasteiro, este conseguiu chegar aos pés de Kaio César que se localizava junto da pequena área adversária. Após alguns ressaltos, o extremo brasileiro tocou a bola para Nélson Oliveira que só teve de encostar o esférico para o fundo das redes.
A equipa da casa não baixou os braços e foi à procura de reestabelecer a igualdade. Aos 25 minutos Morlaye Sylla recebeu a bola ainda fora da área e rematou rasteiro com força, fazendo com que a redondinha passasse bem perto do alvo.
À passagem da meia hora de jogo, Nélson Oliveira furou pela defensiva adversária e recebeu um grande passe de Samu. Aquando da sua entrada na área cruzou rasteiro para Kaio César que viu Nico Manti a negar-lhe o golo com uma excelente intervenção.
Após o regresso dos balneários o jogo manteve-se ameno e sem grandes chances de golo de parte a parte. Ao minuto 61 os Lobos de Arouca após alguns remates bloqueados, conseguiram uma chance de atirar à baliza, mas o remate de Pedro Santos não foi suficiente para assustar o guardião.
Vinte minutos depois, grande contrariedade para os caseiros. Numa disputa de bola entre Matías Rocha e Chuchu Ramírez, o defesa central viu o segundo amarelo a ser-lhe mostrado por rasteirar o avançado da “Cidade-Berço” e acabou por ser expulso, deixando a sua equipa reduzida a dez elementos.
Aos 85 minutos a vantagem dos conquistadores podia ter sido dilatada por Chuchu Ramírez. O avançado venezuelano recebeu o esférico de Mangas e, já dentro da pequena área, acabou por se atrapalhar e nem sequer acertou no alvo.
A partida foi dada por terminada pelo juiz da partida, Gustavo Correia, e a formação comandada por Rui Borges levou os três pontos para Guimarães. Com este resultado os vimaranenses situam-se na sétima posição da tabela classificativa.
O próximo encontro dos minhotos está agendado para a próxima quinta-feira, dia 15 de agosto, frente aos helvéticos do FC Zurich. Esta partida tomará lugar no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e tem início marcado para as 20:15h. Este jogo contará para a 3ª pré-eliminatória de acesso à Liga Conferência e o favoritismo está do lado da equipa da casa, que traz uma vantagem de três bolas a zero obtida na Suíça.