A nabantina de 25 anos é a quarta judoca lusa a conquistar uma medalha olímpica, depois de Nuno Delgado, Telma Monteiro e Jorge Fonseca.
Patrícia Sampaio introduz Portugal no grupo de nações medalhadas em Paris2024. Após ter vencido três dos quatro combates desta quinta-feira, a judoca assegura a medalha de bronze na categoria -78kg com uma vitória diante da japonesa Rika Takayama, nona do ranking mundial.
Na Arena Champ-de-Mars, Patrícia Sampaio, número 13 do ranking mundial, começou o combate por cima, fazendo cedo um waza-ari que a colocou na liderança da contagem. Pouco depois de receber um aviso por falta de combatividade, a portuguesa colocou um ponto final na luta com um duplo waza-ari, resultando num consequente ippon.
No caminho para a conquista do bronze, a atleta nabantina bateu a queniana Zeddy Cherotich, 22ª no ranking mundial, a vice-campeã olímpica Madeleine Malonga e a chinesa Ma Zhenzhao. No somatório destes combates, Patrícia Sampaio esteve um total de 2m06s no tatami. Nas meias-finais, a representante nacional sofreu aquela que seria a sua única derrota do dia, perante Alice Bellandi, vice-campeã mundial e líder do ranking da categoria.