O dérbi minhoto acaba avermelhado na quarta vitória consecutiva da era Carvalhal.
Decorreu no passado domingo, 25 de agosto, o duelo que fechou a terceira jornada da Liga Portugal Betclic, colocando frente a frente o SC Braga e o Moreirense FC. As bancadas do Estádio Municipal de Braga viram a equipa da casa abrir o marcador, ainda antes do intervalo. A entrada forte dos cónegos forçou o empate, porém Rodrigo Zalazar foi chamado a serviço e bisou, deixando os três pontos em Braga.
Apesar do jogo a meio da semana com o SK Rapid Wien para o Play-off de qualificação para a Liga Europa, a turma de Carlos Carvalhal não acusou cansaço e entrou a mostrar ao que vinha. Logo aos cinco minutos, Victor Gómez avançou pelo corredor direito e, quando encontrou espaço, bombeou o esférico para o interior da área. Ao segundo poste surgiu Gabri Martínez a saltar mais alto que toda a gente e a cabecear com estrondo à barra da baliza de Kewin.
O domínio arsenalista estava cada vez mais impresso no encontro, com o Moreirense a ter muitas dificuldades a impor o seu futebol. Com o decorrer da primeira parte, ambas as equipas tiveram as suas oportunidades. Os visitantes, por intermédio de Jeremy Antonisse, e os gverreiros com Ricardo Horta e Roberto Fernández a desperdiçar.
Ainda antes do intervalo, saiu a primeira bomba da noite. Em zona avançada do terreno, Vitor Carvalho recuperou o esférico que ainda passou por André Horta antes de chegar aos pés de Gabri Martínez. Após enganar a oposição direta e com a pontaria afinada, o espanhol armou a bomba do meio da rua e colocou a bola no ângulo superior, acordando as bancadas da Pedreira. Não havia melhor forma de terminar a primeira metade para a equipa da casa, com a vantagem assegurada no marcador.
A entrada do Moreirense FC para o segundo tempo não podia ser melhor. César Peixoto olhou para o banco e decidiu lançar Pedro Santos e Gabrielzinho para o duelo. O futebol ofensivo dos cónegos alterou de forma instantânea e levou mesmo à igualdade no marcador. Aos 52 minutos, Rúben Ismael transportou pela direita e libertou para o miolo, onde apareceu Luís Asué para o cabeceamento. A primeira bola foi defendida por Matheus, porém, na recarga, o avançado foi mais rápido e fez o 1-1 na partida.
A verdade é que esta igualdade não durou muito tempo e foi anulada quase instantaneamente. Rodrigo Zalazar avançou pelo corredor central e, à chegada de oposição, driblou e deixou Rúben Ismael por terra. Enquadrado com a baliza e com um pouco de sorte à mistura, o uruguaio disparou o esférico que acabou por embater em Maracás, traindo, assim, o guardião cónego.
Apesar das duas oportunidades dos visitantes por Marcelo e Luís Asué, a SC Braga não tirou o pé do acelerador e pouco depois El Ouazzani viu o seu golo ser anulado por Nuno Almeida devido a fora de jogo de Ricardo Horta.
Este foi o presságio para o restante da partida, sendo que, aos 78 minutos, a vantagem veio a dilatar-se ainda mais por intermédio do sujeito do costume, Rodrigo Zalazar. Gabri Martínez transitou rapidamente pela esquerda e, já dentro da área, fez o que quis da defesa cónega antes de servir o médio uruguaio no miolo que só teve de tirar do alcance do guardião, fechando desta forma as contas na Cidade dos Arcebispos e fazendo o SC Braga seguir para o quarto jogo consecutivo a vencer sob a alçada de Carlos Carvalhal.
Com esta vitória, a turma bracarense instala-se imediatamente abaixo do pódio, mais precisamente no quarto lugar da tabela classificativa, com sete pontos. Já o Moreirense FC fica na sétima posição, com apenas um ponto a menos. Ainda antes de regressar às competições nacionais, o SC Braga viaja na próxima quinta-feira, 29 de agosto, até à Áustria, para jogar a 2.ª mão do Play-off de qualificação para a Liga Europa, frente ao SK Rapid Wien. Por outro lado, a equipa de César Peixoto volta a Moreira de Cónegos para rececionar o SL Benfica, no dia seguinte, pelas 20h15.