Na soma das três fases, preencheram-se 50.612 vagas, menos do que as 54.666 fixadas inicialmente.
Às 00h01 desta segunda-feira, conheceram-se os resultados da 3ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. No total, concorreram 4.597 candidatos, sendo que somente 1.648 obtiveram vaga.
Numa nota exposta a público, a Direção Geral do Ensino Superior (DGES), enuncia que, no subsistema universitário, a taxa de ocupação reside nos 97,4%. Com o número dos politécnicos à mistura, essa taxa, de forma geral, estabelece-se em 92,6%.
Para além disso, a DGES informa que as instituições universitárias colocaram à disposição 3.030 vagas. A esse valor, acresceram 612 vagas, que foram libertadas por candidatos colocados e matriculados na fase precedente, mas com colocação já nesta fase. Somaram-se ainda 10 vagas, uma por desempate e as restantes para alunos sem classificação final. No cômputo geral, restaram 2.004 lugares.
A Universidade do Minho acomodou 59 novos estudantes nesta fase. Dessa porção, 15 vagas são provenientes da 2ª fase. Portanto, havia 61 vagas iniciais. Nesse valor, 35 coincidiram com vagas de recolocação.
Na Academia Minhota, Optometria e Ciências da Visão, Física, Química e Engenharia de Polímeros foram os quatro cursos sem ocupação total. Contabilizando, ficaram livres 18 postos.
Agora, os estudantes colocados dispõem de hoje até dia 2 de outubro para se matricularem. Esse processo é executado junto da respetiva instituição de Ensino Superior.