Uma das noites mais aguardadas da música retornou com força na edição de 2024. Os  MTV Video Music Awards (VMA), aconteceram  ontem, 11 de setembro, na UBS Arena, em Nova Iorque. A cerimónia, que marcou o início da temporada de premiações, contou com novas categorias, quebras de recordes e atuações de grandes estrelas.

O espetáculo foi apresentado pela rapper americana, Megan Thee Stallion, e honrou os melhores videoclipes, artistas e músicas lançados entre 22 de junho de 2023 e 20 de junho de 2024.

Kevin Mazur/ Getty Images

Taylor Swift foi a artista mais nomeada e mais premiada da noite, conquistando setedos 12 títulos aos quais foi indicada. “Fortnight”, em  colaboração com Post Malone, foi responsável por cinco dessas vitórias. Swift também recebeu o maior prêmio da noite, Videoclipe do Ano, consolidando a sua liderança como uma das maiores estrelas do evento. Além de ser a mais premiada desta edição, a cantora americana fez história ao tornar-se a artista mais premiada da história dos VMA, com 30 troféus, superando o recorde anterior de 25, detido por Beyoncé.

Entre os demais prêmios, um dos momentos mais marcantes foi a entrega do Michael Jackson Video Vanguard Award a Katy Perry. O troféu é considerado uma das maiores honras da noite, celebrando a contribuição de longo prazo aos videoclipes e cultura pop.

Também foi  notável a vitória de Sabrina Carpenter, que conquistou o seu primeiro astronauta de prata com a categoria Música do Ano, pelo hit “Espresso”. Em tema com a cerimónia, a sua apresentação teve direito a astronautas e extraterrestres, refletindo a essência divertida pela qual a cantora é conhecida. Já Chappell Roan, a nova revelação do pop, surpreendeu ao incorporar Joana d’Arc tanto no palco quanto na “passadeira  preta” dos VMA.

A 41ª edição dos VMA introduziu ainda duas novas categorias: Performance Mais Icónica do VMA e Melhor Vídeo Viral. Katy Perry e Megan Thee Stallion foram as vencedoras dessas categorias, respetivamente. O evento contou ainda com performances de Anitta, Halsey, Megan Thee Stallion, Lenny Kravitz, Shawn Mendes, Rauw Alejandro, LL Cool J, Karol G, GloRilla, Benson Boone e LISA.

 

A cerimónia estava anteriormente planeada para dia 10 de setembro, mas foi adiadad evido ao debate entre os candidatos presidenciais, Kamala Harris e Donald Trump. Felizmente, nada comprometeu o brilho da noite. Quem perdeu a transmissão pode assistir a todas as atuações no canal de Youtube da MTV (https://www.youtube.com/@MTV) e conferir a lista completa de vencedores abaixo:

Vídeo do Ano
Taylor Swift ft. Post Malone – “Fortnight”

Artista do Ano
Taylor Swift

Música do Ano
Sabrina Carpenter – “Espresso”

Artista Revelação
Chappell Roan

Melhor Grupo
SEVENTEEN

Apresentação MTV PUSH do ano
Le Sserafim – “Easy”

Melhor Colaboração
Taylor Swift ft. Post Malone – “Fortnight”

Melhor Pop
Taylor Swift

Melhor Hip-hop
Eminem – “Houdini”

Melhor R&B
SZA – “Snooze”

Melhor Música Alternativa
Benson Boone – “Beautiful Things”

Melhor Rock
Lenny Kravitz – “Human”

Melhor Latino
Anitta – “Mil Veces”

Melhor Afrobeats
Tyla – “Water”

Melhor Kpop
Lisa – “Rockstar”

Vídeo pelo Bem
Billie Eilish – “What Was I Made For (Do Filme “Barbie”)”

Melhor Direção
Taylor Swift ft. Post Malone – “Fortnight”

Melhor Fotografia
Ariana Grande – “We Can’t Be Friends (Wait for Your Love)”

Melhor Edição
Taylor Swift ft. Post Malone – “Fortnight”

Melhor Coreografia
Dua Lipa – “Houdini”

Melhores Efeitos Visuais
Eminem – “Houdini”

Melhor Direção de Arte
Megan Thee Stallion – “BOA”

Música do Verão
Taylor Swift feat. Post Malone – “Fortnight”

Performance mais Icônica dos VMAs
Katy Perry – “Roar”

Melhor Vídeo Viral
Megan Thee Stallion feat. Yuki Chiba – “Mamushi”