O número de colocados nesta fase caiu 1,97% relativamente ao ano precedente.
Este domingo, conheceram-se os resultados da 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Dos 19.644 candidatos, ingressaram 8.029 novos estudantes. Em relação ao ano passado, a taxa de sucesso de colocação subiu para 40,9%, registando-se um aumento de 1,1 pontos percentuais.
Na tradicional nota de divulgação dos resultados, a Direção Geral do Ensino Superior (DGES), anuncia que 9.659 foi a quantia de vagas expostas a concurso. A essa quantia, juntaram-se 2.011 lugares, oriundos de candidatos matriculados na primeira fase que se candidataram à mais recente. Ainda se somaram 87 vagas adicionais.
Além disso, a DGES revela que, dos 49.663 alunos inseridos na fase inicial, 45.628 (91%) matricularam-se. No total, a estatística aponta para que 13,8% dos alunos inscritos no Ensino Superior provenham da segunda fase. Nesta etapa, não foram preenchidas 3.728 vagas.
Na Universidade do Minho, ficaram albergados 289 novos estudantes. Este número conta com 113 vagas de recolocação. No que diz respeito às vagas procedentes da primeira fase, ficaram ocupadas 21 de 36 disponíveis. Portanto, para a terceira fase, restam ainda 15 lugares.
A Academia Minhota contabilizou dois cursos sem qualquer vaga na segunda fase: Engenharia Aeroespacial e Medicina. Contrariamente, os cursos de Optometria e Ciências da Visão, Engenharia Física, Física e Química ainda aguardam por ocupação na sua totalidade.
Os estudantes colocados têm entre 16 e 18 de setembro para efetivar a matrícula e inscrição. A abertura da terceira fase fica ao critério de cada instituição de Ensino Superior.