A júnior empresa, sediada na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, atua na prestação de serviços de consultoria de comunicação e marketing digital.

A Young Minho Enterprise ,YME, deu início ao seu processo de recrutamento na terça-feira, dia 24 de setembro. Com uma gestão inteiramente composta por estudantes universitários, a organização foca-se no universo digital.

Em entrevista ao ComUM, Tomás Matos, CEO da YME, destacou que o principal objetivo da empresa é “proporcionar aos estudantes uma oportunidade de crescimento e de contacto com o seio empresarial”. Segundo ele, “o objetivo nunca é entrar na YME a saber tudo, é aprender a fazer tudo na YME”.

Nesta nova era, a YME pretende olhar para o seu futuro. O recrutamento visa atrair novos talentos nas mais diversas áreas, procurando “pessoas motivadas, que querem vir aprender e crescer enquanto pessoas e profissionais”.

Num primeiro estágio de recrutamento, os candidatos deverão responder a um questionário no website da YME, seguido da submissão do seu CV. A etapa seguinte inclui entrevistas focadas em “soft skills”, realizadas pelo departamento de recursos humanos. Com isso, o objetivo é conhecer melhor os candidatos a nível pessoal, “perceber quem está do outro lado”. A terceira fase envolve dinâmicas de grupo, que ocorrerão no Altice Fórum Braga, para avaliar a capacidade de trabalho em equipa. Por fim, os candidatos enfrentarão um desafio técnico e uma entrevista final, que vão testar as suas competências técnicas.

Tomás Matos também apresentou os seis departamentos aos quais os estudantes se podem candidatar. O primeiro é Quality Management, responsável pela garantia da qualidade dos serviços e processos. Segue-se a Sales e comercial, focado na captação e acompanhamento de clientes durante os projetos. O terceiro é o Digital Development, o departamento mais criativo, responsável pela execução dos serviços prestados. Já o quarto define-se pela Brand Strategy, que cuida da imagem e comunicação da empresa. O quinto é o de Legal e Finance, voltado para a área jurídica e financeira. Por último, Human Resources, responsável pela gestão e otimização do capital humano da YME.

O core business apoiado pela empresa, encontra-se dividido em quatro áreas. Primeiramente, Content Creation, focada no audiovisual e na gestão das redes sociais dos clientes. De seguida, Design, que explora a criatividade e a parte técnica de construir. Mais à frente, Web Development, responsável pela criação de websites. Por fim, Marketing Consulting, que oferece aos clientes o planeamento estratégico necessário para estes atingirem os seus objetivos.

O CEO da Young Minho Enterprise ressaltou a mais valia que é fazer parte desta júnior empresa, “uma pessoa que venha para a YME vai trabalhar, vai crescer e apesar de tudo vai desenvolver o seu potencial e sentir-se melhor como pessoa”. O mesmo acrescenta, ainda, que a YME não apenas o transformou, mas também ajudou a “desbloquear aquele que foi o meu potencial”.