Na época das travessuras, o ComUM traz-te algumas doçuras para te fazer companhia neste Halloween! Entre músicas, séries, filmes e livros de tirar o fôlego, estas sugestões são irresistivelmente assustadoras.

 

Música

Álbuns

Letting the Wolf in, Ellise – Quando se fala da melhor banda sonora para o Halloween, é impossível ignorar o trabalho da cantora norte-americana de dark-pop, Ellise. Um dos seus vários lançamentos temáticos é o álbum Letting the Wolf in, apresentado a 15 de outubro de 2021, que reúne oito músicas com a energia sombria e hipnotizante que a cantora encarna em qualquer época do ano. As letras focam-se num relacionamento amoroso, com referências a diversos elementos associados ao Halloween: a bruxa, o diabo, a morte.  A figuras  servem de metáfora para a obsessão, o abuso e, principalmente, o empoderamento feminino. A sexta faixa do álbum, “Soul Sucker”, recebeu posteriormente a participação de DeathbyRomy e MOTHICA, para além de um aterrorizador videoclipe.

 

Canções

“You Make Me Feel Like It’s Halloween”, Muse – A música da banda britânica faz parte do álbum Will of the People, lançado a 26 de agosto de 2022. Na música, Matt Bellamy, vocalista da banda, apresenta a perspetiva de alguém que se sente desconfortável num relacionamento por conta de comportamentos tóxicos e abusivos. Ao longo da letra, faz-se referência a vários filmes de terror que nos mantém acordados durante a noite, como The Shining (1980), Misery (1990) e Halloween (1978). Já no videoclipe, existe também referências a It (2017), Friday the 13th (1980), Scream (1996) e  Stranger Things (2016). Inspirada no género de metal e misturando o som sombrio de um orgão da igreja, esta é a música perfeita para entrar no espírito fantasmagórico e horripilante!

 

 

“Somebody´s Watching me”, Rockwell – Lançada em 1984, o que fez a música ganhar tanta popularidade foi o facto de Michael Jackson ter cantado o refrão, levando muitos a acreditar que seria da sua autoria. Rockwell escreveu-a em miúdo, quando olhava pela janela do seu quarto e parecia-lhe ver o seu vizinho a olhar fixamente para a sua casa. Quando foi morar com a namorada, o cantor gostava de imitar o vizinho e assustá-la. Foi assim que ganhou inspiração para a criação desta música, que é uma ótima escolha para tornar este Halloween ainda mais sinistro e aterrador!

 

Florence + The Machine, Which Witch – Which Witch é uma canção diferenciada. A eu lírica compara-se a uma bruxa prestes a ser queimada, para cantar sobre um amor que não lhe faz bem, mas sem o qual não sabe como viver. A canção é uma montanha-russa emocional: ora transmite uma mensagem de resiliência, ora vulnerabilidade. Os grandes destaques da faixa são o instrumental épico e a performance vocal esplêndida. As trombetas e o coro usados causam arrepios. A percussão forte faz pensar em cenas de combate da literatura ou do cinema. O timbre inigualável de Florence Welch  leva o ouvinte para uma época antiga, ou para uma realidade alternativa. Which Witch cria uma experiência única. Quem a escuta sente-se que nem o protagonista de algum filme de fantasia transmitido durante o Dia das Bruxas.

 

Thriller, Michael Jackson – Thriller é uma das mais icónicas “disco songs” de Halloween. Lançada em 198  pelo lendário Mickael Jackson, fala de uma noite de terror (“Thriller night”), onde ninguém se poderá salvar. Usando efeitos sonoros que lembram filmes de terror, como portas a bater e uivos, o cantor conseguiu juntar o assustador aos seus animados beats, que criam uma música incomum para esta famosa noite. O vídeoclipe não poderia deixar de ser mencionado. Com quase 14 minutos, tornou-se imensamente popular com a sua inesquecível coreografia e os seus disfarces de monstros. Por isso, para uma festa de Halloween dançante e vibrante, “Thriller” será uma ótima opção!

 

 

Bloody Mary, Lady Gaga – A música é uma das 17 faixas lançadas no segundo álbum de estúdio de Gaga, Born This Way. Após milhares de utilizações no TikTok, a canção tornou-se um hit viral, mais de uma década depois do seu lançamento. Os fãs criaram uma versão remix da música e editaram-na na sequência da dança icónica da série Wednesday, da Netflix. Retrata temas de religião, morte e amor com vocais distorcidos, cantos gregorianos e um espantoso grito de Gaga. Foi inspirada na fascinação da artista pela figura bíblica Maria Madalena, que assistiu à crucificação de Jesus Cristo. A letra enigmática por cima da batida eletropop sombria criam um ambiente sinistro e assombrado, perfeito para a época de Halloween.

 

 

 

Cinema e TV

Séries

Wednesday (2022- ) – Sendo uma das diversas obras direcionadas por Tim Burton, Wednesday é mais uma obra baseada na personagem de Family Addams. Nesta série, a protagonista é transferida para uma nova escola, onde encontra pessoas com características tão peculiares quanto as suas, desde lobisomens a sereias. Uma das características da personagem principal é a sua personalidade sinistra, e a série passa por alguns episódios com este carácter. O mistério é o fator mais perturbador que fica no ar ao longo dos episódios. Quem é o monstro que anda a assombrar a cidade? Como série de suspense e terror, Wednesday acaba por ser perfeita para assistir nesta época de Halloween.

 

 

Foi Sempre a Agatha (2024) – O mais recente projeto da Marvel é a série ideal para a festividade. A ação segue um clã de bruxas que embarca na viagem da “Estrada das Bruxas”, que promete oferecer um desejo a quem a completar. A estética e visual da produção transmite perfeitamente o Halloween, desde à aparência das bruxas até às cores e tons de roxo da Estrada. Com inspiração óbvia ao O Feiticeiro de Oz (1939), a série gosta de fazer referências, usando o sarcasmo e ironia. Pelo caminho, o clã depara-se com desafios únicos, entre eles as bruxas terem de se transformar em mulheres ricas ou numa banda de rock. A temporada ainda não terminou, mas a primeira metade trouxe uma grande revelação, que promete um final estrondoso.

 

Yellowjackets (2021- ) – A série de televisão retrata a história de uma equipa feminina de futebol que sobrevive à queda de um avião. O acidente no meio da floresta provoca situações extremas, que lentamente revelam o lado mais sombrio de cada uma das jovens. Isoladas do mundo exterior, as personagens são envolvidas numa atmosfera com forças misteriosas e desconhecidas da natureza. A narrativa intercala o presente e o passado das atletas, demonstrando como lidam com as suas cicatrizes emocionais e com os segredos que as perseguem desde o acontecimento. O clima de tensão psicológica e as reviravoltas inquietantes tornam Yellowjackets uma excelente escolha para as maratonas de Halloween.

 

American Horror Story (2011- ) – Com o Halloween chega a vontade de explorar o desconhecido, e American Horror Story é perfeito para isso. Criada por Ryan Murphy e Brad Falchuk em 2011, a série leva o espectador a conhecer histórias de terror. Cada temporada desvenda-se um novo mundo sombrio. Exploram-se mansões assombradas a hospícios sinistros, passando por cultos e serial killers, inspirados nos clássicos slashers. O elenco muda a cada temporada, mas traz intérpretes recorrentes como Evan Peters, Sarah Paulson e Emma Roberts. A série  já contou com participações especiais de outras estrelas, como Lady Gaga e Kim Kardashian. American Horror Story combina horror e drama psicológico em episódios intensos, um convite ao medo e ao inesperado para quem quer viver um Halloween arrepiante.

 

Filmes

Noiva Cadáver (2005) – Para um Halloween verdadeiramente encantador e ligeiramente sombrio, Noiva Cadáver, de Tim Burton, é a escolha perfeita. O filme de animação em stop-motion conta a história de Victor Van Dort, um jovem tímido que, acidentalmente, se vê prometido à Noiva Cadáver, Emily, enquanto pratica os seus votos de casamento num bosque sombrio. A narrativa desenrola-se entre o mundo dos vivos e o colorido e vibrante mundo dos mortos, explorando temas como o amor, a perda e a vida após a morte. O longa é perfeito para o Halloween pelo seu estilo gótico e pela forma como mistura o macabro e o romântico, típico de Tim Burton. Noiva Cadáver faz-nos refletir sobre a vida e a morte, enquanto nos diverte com personagens peculiares.

 

O Feitiço (1996) – Considerado um icônico filme da cultura pop, O Feitiço conta a história de quatro amigas adolescentes que se dedicam à prática de rituais e feitiços, criando assim a perfeita atmosfera de mistério. Desde a banda sonora intrigante até aos efeitos especiais mais assustadores, a obra cinematográfica revela-se uma opção perfeita para uma noite de Halloween. A parte visual do longa é aquela que, sem dúvida, o torna um clássico do seu género. Através das suas maquilhagens emblemáticas e em especial o guarda-roupa, o filme demonstra aquilo que é a estética perfeita de uma verdadeira bruxa e a melhor representação. O Feitiço convida o espetador a entrar no mundo de suspense, magia e terror que é o Halloween, através dos seus visuais, banda sonora e diálogos desconfortantes.

 

 

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (2016) – Com uma atmosfera enigmática e rica em mistérios, O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é perfeito para quem procura uma aventura cativante e cheia de fantasia sombria. A narrativa perturbadora e as personagens excêntricas criam o clima ideal para uma noite de Halloween, transportando o espectador para um universo tão encantador quanto assustador. Na trama, as crianças têm habilidades sobrenaturais, como levitação, controlar fogo e invisibilidade. O orfanato, além de secreto, é um loop temporal de um dia trágico da Segunda Guerra Mundial, onde os “peculiares” não envelhecem. O filme é uma adaptação cinematográfica do livro de Ransom Riggs, dirigido por Tim Burton e lançado em 2016. Este filme irá maravilhar-vos, ao mesmo tempo que vos aterroriza, a combinação perfeita para o Halloween!

 

Fantasma da Ópera (2004) – Para os amantes de musicais, o Fantasma da Ópera é o filme perfeito para a noite de Halloween. Lançado em 2004, conta a história de Christine Daaé que, após a morte do pai, é protegida pelo desconhecido Anjo da Música, que se tornará o seu tutor musical. Misterioso, dramático e impactante, o filme conta ainda com a célebre, incrível e poderosa banda sonora que não deixará ninguém indiferente. Preparem os vossos vestidos e máscaras, pois após as primeiras conhecidas notas do órgão, o Fantasma da Ópera encontrar-se-á por aí!

 

“O Estranho Mundo De Jack” (1993) – Não há nada como revisitar os terrores da infância com um olhar novo e fresco, especialmente na altura da temporada assustadora! Por essa razão, é impossível não mencionar o lendário stop-motion, O Estranho Mundo De Jack, dirigido por Henry Selick e produzido por Denise Di Novi e o célebre Tim Burton. Não fosse a curiosidade de Jack Skellington, o icónico cadáver ósseo e “Rei das Abóboras”, em afastar-se da usual rotina de sustos e travessuras e explorar um mundo natalício de pinheiros decorados e luzes coloridas, este saboroso banquete audiovisual não estaria nas nossas mãos! Conseguirá Jack aperceber-se a tempo de que a sua admiração tornada em obsessão pela recém encontrada festividade poderá ser prejudicial tanto
para a sua realidade horripilante como para a do Pai Natal? Combinando uma história
amável com um estilo de arte tão repugnantemente estiloso e uma animação caricata e satisfatória de assistir, salpicando ainda criativos temas musicais de vez em quando. Não há opção melhor do que uma visita à Cidade do Halloween, para um Dia das Bruxas recheado de nostalgia!

 

 

 

Literatura

Um Guia Para Boas Raparigas, Holly Jackson – Com a estreia da adaptação da Netflix, o primeiro livro na trilogia, Um Guia Para Boas Raparigas (2019), é uma leitura relevante e cativante nesta altura sombria do Halloween. O livro de estreia de Holly Jackson está repleto de mistério, crime e suspense, sendo uma leitura fácil para jovens, sejam estes iniciantes ou leitores regulares. A história segue Pip que decide reexaminar o popular caso de assassinato da sua cidade para um trabalho escolar. Para provar a inocência do suposto assassino, a estudante embarca numa investigação, descobrindo segredos obscuros que lhe podem custar a vida. A história de Pip continua, mesmo depois de resolver o caso e criar um podcast, com duas sequelas (O Desaparecimento Perfeito (2020) e A Vingança Perfeita (2021)) e uma prequela em forma de novela (O Jogo Perfeito (2022)).

 

Frankenstein, Mary Shelley – Frankenstein é um clássico intemporal da literatura inglesa. Publicado em 1818, a obra continua relevante até aos dias de hoje. Conta a história de Victor Frankenstein, que utilizou partes dos corpos que obtinha em cemitérios e hospitais para dar vida a uma criatura que se vira contra ele e o persegue. O nome do cientista acabou por se tornar o nome do monstro e o Frankenstein continua muito presente na cultura pop, especialmente em cenários de Halloween e já teve diversas adaptações nos ecrãs. O romance de terror gótico foi um best-seller instantâneo. Mistura romance, thriller e ficção científica de uma forma inovadora e cativante.

 

Artigo escrito por Maria Vasconcelos, Clara Araújo, Mariana Mingas, Maria Ribeiro, Sofia Campos, Bárbara Santos, Eva Correia, Carolina Sepúlveda, Leonor Jesus, Bruno Correia, Beatriz Aires, Joana Gomes, Nuno Morreira, Lia Fortes, Daniela Ligeiro