Sendo o filme australiano de segunda maior bilheteira de todos os tempos, Austrália é uma história de romance e aventura épica que chegou ao público em 2008. Uma fábula do mundo, com mágicos momentos de drama, cinematografia premiada e atuações estonteantes.

The Hollywood Reporter

Lady Sarah Ashley (Nicole Kidman), uma nobre inglesa, parte para as terras australianas para convencer o marido a vender a propriedade de gado que o afasta de casa. Porém, ao chegar ao seu destino depara-se com a viuvez súbita, uma propriedade que não rende e um grupo caricato de personagens dependentes da sua proteção.

Entre eles, Nullah (Brandon Walters), um menino metade aborígene e metade branco, sussurra os segredos que Fletcher (David Wenham), o gerente, mantém sobre o gado e o marido de Sarah. Determinada a descobrir a verdade e voltar para Inglaterra, Sarah convence Drover (Hugh Jackman) a embarcar numa condução épica de gado até Darwin.

É a partir desta viagem que Sarah, decidindo ficar com a propriedade do marido, trabalha para manter a família unida face às adversidades do amor, de Fletcher e da nuvem negra que se aproxima com a guerra. Nullah é o narrador da história. Conduz o espetador a partir dos seus olhos, ressaltando o  entendimento cultural da importância das histórias, do sentimento de pertença e a importância do mundo onífero aborígene, no qual a terra é “cantada” para a existência.

A narrativa brilha com momentos de tirar o fôlego. Combina uma aventura épica de cowboys e um romance de arrebatar o coração, sem apagar as realidades que as comunidades aborígenes sofreram, mesmo antes das atrocidades da guerra chegarem com o bombardeamento de Darwin.

A desumanização das comunidades aborígenes é um tema recorrente.Reflete-se no exílio de Drover por casar com uma mulher aborígene e no risco constante de Nullah ser institucionalizado pela igreja, apenas pelo sangue que lhe corre nas veias.

O filme aborda as culturas aborígenes de forma respeitosa e sensível, preservando o valor das suas tradições através de personagens às quais nos apegamos e música que obriga o máximo de atenção. Baz Luhrmann, nativo do país, cria uma abordagem enfeitiçante da infinitude dos desertos, das secas e da beleza da estação das chuvas, que culminam numa harmonia com as comunidades que lá habitam desde sempre.

Australia é um retrato com carácter e profundidade que conta uma história cativante. Traz à luz uma realidade esquecida por muitos no norte do país durante a Segunda Guerra Mundial.