A “Noite de tunas” foi representada por 12 grupos culturais.
Os grupos culturais, Quim das Remisturas e DJ Edgar Marquez marcaram presença no passado dia 3 de outubro, quinta-feira, no Multiusos de Guimarães. Foi uma noite marcada pela herança académica, pela energia contagiante da plateia e pela Festa da Cerveja.
O segundo dia do evento começou com a atuação do DJ Edgar Marquez às 20h, onde o público foi aquecido para a noite que se seguiu. De seguida, entrou o primeiro grupo cultural, por volta das 21h30, Jogralhos, conhecidos pela ironia e o sarcasmo que, no fundo, compõe a sátira de diversos tópicos. Às 22h, subiu para o palco a Gatuna, célebre pela sua sintonia e criatividade musical. Seguiu-se a Literatuna, que atuou às 22h30. Os Opum Dei marcaram também presença às 23h, com a sua atuação de caráter cómico.
A Augustuna espalhou as suas vozes vibrantes pelo recinto por volta das 23h30. Sucedeu a Azeituna à meia noite, com a sua leveza, mas também com dedicação na sua atuação. O GMP (Grupo de Música Popular) marcou com os seus temas característicos da música tradicional portuguesa. À uma da manhã, a plateia já se compunha e os Bomboémia subiram ao palco com a sua percussão que transmitia energia e animação. A TMUM (Tuna de Medicina da Universidade do Minho) apresentou diversas músicas, com especial destaque para a famosa “Vinho do Porto”.
Já pelas duas da manhã, a Tun’ao Minho entrou no palco, grupo cultural que atuou recentemente no programa da RTP “Estrelas ao Sábado”. A Tun’Obebes mostrou o seu carisma e talento às 2h30. Por fim, o último grupo cultural a se apresentar foi a Afonsina, para animar a festa com alegria e euforia contagiante. O segundo dia terminou com a atuação já habitual em festas académicas, Quim das Remisturas.