A estadia da Azeituna no Brasil será prolongada com a atuação na 32ª edição da Festa do Imigrante, em Santos.
A Azeituna, da Universidade do Minho, e a TUIST, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, deslocam-se ao Brasil nos dias 10 a 28 de outubro. Numa missão internacional de representação da cultura portuguesa, os grupos juntam-se para uma colaboração inédita que vai circular entre as cidades de São Paulo, Campinas, Santos, Poços de Caldas e Curitiba.
A jornada cultural abrange apresentações nos pontos principais de promoção da cultura portuguesa no Brasil, passando pela Casa de Portugal de São Paulo, pela Casa de Portugal de Campinas e pelo Centro Cultural Português de Santos. Além disso, os grupos também estarão presentes num dos mais renomados eventos multiculturais do país, a 32ª edição da Festa do Imigrante, que decorre na cidade de Santos.
Com um longo histórico de performances mundiais, as tunas vão participar noutras festas populares na zona de Minas Gerais. O grupo cultural de Ciências da Universidade do Minho vai continuar a sua viagem para o Sul do Brasil como protagonista de um espetáculo a solo na primeira edição do Festival Camões, enquanto a TUIST retorna à capital portuguesa.
A deslocação da Azeituna e da TUIST conta com o apoio de várias instituições locais e nacionais, como o Instituto Português do Desporto e da Juventude, o Instituto Superior Técnico de Lisboa, a Câmara Municipal de Braga, a Câmara Municipal de Vila Verde e a Universidade do Minho. Assim, a missão internacional de divulgação da cultura portuguesa no Brasil representa o elo histórico entre os dois países, numa colaboração de renome global.