O Moreirense FC terminou a má sequência de resultados com uma vitória arrancada a ferros frente ao CD Santa Clara.
Na tarde deste sábado, a equipa do Moreirense FC, vinda de uma sequência de cinco confrontos sem vencer, recebeu o conjunto do CD Santa Clara no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, naquele que foi o último jogo apitado pelo árbitro Nuno Almeida. Algum favoritismo era esperado para a formação açoriana, que, contrariamente aos cónegos, vinha de uma fase bastante positiva, tendo apenas perdido em duas ocasiões, com o SL Benfica e com o FC Porto.
Para esta partida, César Peixoto (substituído no banco por João Gião) efetuou três alterações. Retirou Maracás para dar vaga a Carlos Ponck, Sidnei Tavares deu lugar a Ofori, que regressava de lesão, e Madson abriu caminho para a entrada de Pedro Santos. Por outro lado, Vasco Matos fez apenas uma alteração, com Safira contundido a permitir a entrada de Matheus Pereira no 11. Antes do confronto começar, destaque para a homenagem das duas equipas ao ex-guarda-redes do CD Nacional Daniel Guimarães, que faleceu esta semana vítima de doença prolongada.
O começo do encontro cumpriu com as expectativas, com a primeira grande oportunidade a pertencer aos comandados de Vasco Matos. Decorria o oitavo minuto, quando MT bateu com potência um livre distante da baliza, que obrigou Kewin Silva a ter que se aplicar para impedir o primeiro tento do jogo. No entanto, a resposta do Moreirense FC chegou rapidamente, quando, ao quarto de hora da partida, Rúben Ismael tentou de fora de área um golo de levantar o estádio, mas que passou um pouco ao lado do poste.
O embate continuou agitado e, aos 17 minutos, um cruzamento-remate de MT obrigou o guardião cónego a espalmar para a frente e a deixar Gabriel Silva com tudo para finalizar. No entanto, o remate saiu fraco ao avançado brasileiro.
A partir desta ocasião, o duelo acalmou bastante e a próxima oportunidade só veio aparecer aos 60 minutos, quando Carlos Ponck dominou erradamente a bola e Vinícius Lopes, atento na pressão, a roubou. No seguimento, o atleta cabo-verdiano encarou Kewin com um drible, mas sem sucesso. Aos 63’, Vinícius tentou novamente o tiro certeiro, mas o guarda-redes do conjunto de Moreira de Cónegos estava mesmo intransponível, impedindo mais uma clara chance de golo ao Santa Clara.
Aos 79 minutos, totalmente contra a corrente do jogo, surgiu um contra-ataque da equipa do Moreirense, com Schettine a abrir na entrada da área para Benny, saído do banco, que com muita classe assinou o primeiro e único tento da partida. Remate colocado que deixou Gabriel Batista pregado ao relvado.
Até ao final do desafio, não houve mais ocasiões e Nuno Almeida apitou então pela última vez na sua carreira para o final do duelo. Mais de 30 anos de carreira e 250 jogos na Primeira Liga para o juiz algarvio, que foi aplaudido pela massa adepta de ambos os emblemas.
Com este resultado, os cónegos encontram-se na oitava posição da Liga Portugal Betclic, com 11 pontos obtidos antes da paragem para as seleções. O próximo encontro será frente ao União Santarém, fora de casa, a contar para a Taça de Portugal.