Num jogo que chegou a zeros ao intervalo, os leões dominaram e triunfaram em solo famalicense.

Neste sábado, às 20h30, o conjunto de Armando Evangelista enfrentou o Sporting CP, numa partida a contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic. A turma da casa tinha a ambição de fazer aquilo que nenhuma outra equipa tinha conseguido. Conquistar pontos frente ao atual campeão em título, num encontro do campeonato.

O jogo começou, como em todos os encontros do Sporting, com o domínio total dos leões. E, logo aos sete minutos, Daniel Bragança teve uma ótima oportunidade para abrir o marcador. O capitão dos leoninos rematou com o seu pior pé já dentro de área, mas Justin De Haas estava lá para impedir o tento.

Três minutos depois, Pedro Gonçalves viria mesmo anotar o primeiro golo da partida, depois de uma excelente jogada do coletivo de Rúben Amorim. Ou pelo menos por uns instantes, porque, após uma longa espera, o VAR viria a reverter a decisão de campo. O camisola 8 estava 36 centímetros adiantado.

Após este momento, a turma de Alvalade esteve menos pressionante e perdeu o controlo do jogo. Aproveitou o FC Famalicão para crescer no duelo e inclusive para introduzir o esférico na baliza de Franco Israel. Todavia, tal como Pote, Oscar Aranda também estava em posição irregular.

Este momento de intranquilidade para os forasteiros parece ter dado o mote para voltarem a assumir as despesas do encontro. Aos 33’ o remate de Francisco Trincão passou a rasar o poste e aos 35’, na sequência de uma jogada individual de Viktor Gyokeres, o guardião dos famalicenses teve que se esticar, para impedir males maiores.

A cinco minutos do final do primeiro tempo, apareceu uma contrariedade para os caseiros. Gustavo Sá, após um corte, contraiu uma entorse e não pode continuar no terreno de jogo.

Já em tempo de compensação, apareceu aquela que se poderá considerar a melhor ocasião de golo, até então. Francisco Trincão atirou para defesa de Zlobin e, na recarga, só não conseguiu abrir o marcador, pois Enea Mihaj estava no sítio certo à hora certa.

Até ao juiz da partida mandar recolher aos balneários, ainda há a registar a lesão de Nuno Santos que, tal como a jovem promessa famalicense, não prosseguiu no jogo.

A segunda parte iniciou como terminou a primeira. O domínio dos pupilos de Rúben Amorim era total e, aos 57’, viriam mesmo a marcar. O golo começou com um grande passe de Geovany Quenda a descobrir Morita que, por sua vez, assistiu Viktor Gyokeres. Um trabalho exímio do avançado sueco para colocar a bola no fundo das redes.

O segundo tento da partida não duraria muito a aparecer. Quenda aproveitou a defesa incompleta do guarda-redes do FC Famalicão, à tentativa de Trincão, e executou um remate muito bem colocado. O ala leonino de apenas 17 anos tornou-se o mais jovem de sempre a marcar pelo Sporting no campeonato.

Aos 72’, Otso Liimatta teve tudo para reduzir a vantagem, mas pontapeou muito mal o esférico e acertou no seu companheiro de equipa. Não marcou a turma de Armando Evangelista, marcou o conjunto leonino. Gonçalo Inácio aproveitou um ótimo cruzamento de Geny Catamo para pôr um ponto final na partida. 3-0 viria a ser o resultado deste duelo.

Com este desaire, os famalicenses encontram-se no oitavo posto da tabela Liga Portugal Betclic, com 13 pontos e já não vencem desde o dia 24 de agosto. No próximo domingo deslocam-se à Vila das Aves para defrontar o AFS, às 15h30.