A organização barcelense não se conseguiu superiorizar e acabou derrotada.
Na noite desta sexta-feira, 25 de outubro, o Gil Vicente FC viajou até Ponta Delgada para o embate com o CD Santa Clara, no Estádio de São Miguel, numa partida a contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic. Os galos começaram a perder, até conseguiram empatar, mas acabaram por sofrer e não conseguiram voltar a se impor na partida.
O encontro começou eletrizante por parte dos açorianos. Logo aos dois minutos, Anzhony Rodrigues assinalou livre direto favorável aos caseiros. Na cobrança, Gabriel Silva surpreendeu toda a gente ao rematar a bola ao ferro da baliza de Andrew Ventura. Dois minutos depois, após a conversão de um novo livre, Sidney Lima cabeceou com a bola a sair perto do poste.
Até ao momento, parecia só haver uma equipa dentro de campo e o primeiro tento não demorou muito a surgir. Rolava o minuto 13 quando Gabriel aplicou o chuveirinho para a área gilista e, no meio de toda a gente, Sidney Lima apareceu ao primeiro poste, desviando o esférico para o fundo das redes.
O Gil Vicente FC percebeu que tinha de ser mais efetivo e começou a impor o seu jogo. Apesar de nunca causar grande perigo, não demorou muito até que o placar visitante saísse dos zeros. Aos 28 minutos, Mboula procurou Santi García à entrada da meia lua da área. O espanhol encheu o pé esquerdo e atirou à baliza de Gabriel Batista. A bola bateu na barra, desceu até à linha de golo e só parou no fundo das redes. Estava, então, restabelecida a igualdade na partida.
Ainda antes do descanso, o placar voltou a alterar. Gabriel Silva, mais uma vez, voltou a conduzir pela ala adversária e, quando se viu com espaço, tirou um cruzamento de régua e esquadro na direção do segundo poste. Exatamente lá apareceu Calila e cabeceou como mandam as regras, fazendo a bola bater no chão e entrar no ângulo contrário, fazendo, assim, os bravos açorianos recolherem aos balneários com a vantagem do seu lado.
A segunda metade foi totalmente o contrário da primeira. A qualidade e o ritmo de jogo diminuíram drasticamente, sendo que a chuva intensa e as condições do relvado também não ajudaram. Ainda assim, a formação minhota tentou resgatar pelo menos um ponto. Aos 77 minutos, Jorge Aguirre recebeu da direita e atirou em jeito, tirando tinta ao poste da baliza de Gabriel Batista.
Já perto da compensação, Tidjany Touré recebeu e, de primeira, tentou a sua sorte, com a bola a sair por cima. Quando toda a gente já esperava o final do encontro, eis que Alisson Safira caiu na área e Anzhony Rodrigues apontou para a marca dos onze metros. Na conversão, foi o próprio brasileiro que assumiu e, sem a frieza necessária, acabou por atirar ao poste, desperdiçando a melhor ocasião dos açorianos na segunda parte. Poucos segundos depois, o apito final soo, fechando, assim, o resultado em duas bolas a uma favorável à equipa da casa.
Com esta derrota, a turma de Bruno Pinheiro desce ao décimo lugar da tabela classificativa, com 10 pontos. Na próxima jornada da Liga Portugal Betclic, os galos recebem, no Estádio Cidade de Barcelos, a formação do Boavista FC, no próximo sábado, 2 de novembro, pelas 20h30.