John Burke Krasinski é um ator e cineasta norte-americano que completa, hoje, 45 anos de vida. Apesar de ser mais conhecido pelo seu papel na série The office (2005-2013), Krasinski já ocupou a cadeira de produtor, escritor e realizador, especialmente nos filmes Um Lugar Silencioso (2018) e a sua sequela, Um Lugar Silencioso Parte II (2021). Ele e a sua cara-metade, Emily Blunt, são bastante adorados pela internet, tendo uma bela história de amor.
Nascido em 1979, no estado de Massachusetts, Krasinski sempre teve uma paixão pelo teatro, entrando até numa peça escrita pelo amigo e futuro co-star B.J. Novak. Estudou literatura inglesa na universidade de Brown, onde pertencia a um grupo de comediantes.
Acabado de se licenciar, o artista começou a viver em Nova Iorque para seguir a carreira de ator, tendo vários papéis pequenos enquanto trabalhava como empregado de mesa. No verão de 2000, trabalhou como estagiário no programa de Conan O’brien, Late Night. A fama só atingiu Krasinski quando foi escolhido para interpretar Jim Halpert no remake americano da série cómica britânica The Office. A série é um marco na história de sitcoms, destacando-se pelo estilo de documentário. Os créditos iniciais, gravados pelo próprio ator enquanto em viagem de estudo de personagem, seguem esse estilo, mostrando a cidade de Scranton. Inicialmente, os produtores queriam Krasinski no papel de Dwight Schrute, mas concluíram que ele era perfeito para o papel do rapaz charmoso e engraçado.
Enquanto na série, o ator participou em vários filmes, como Licença para Casar (2007), com Robin Williams e Mandy Moore, Shrek 3 (2007) e O Amor Não Tem Regras (2008), com George Clooney e Renée Zellweger.
Em 2009, Krasinski apostou na realização ao fazer o filme Breves Diálogos com Homens Horríveis, baseado nas histórias de David Foster Wallace. O filme estreou no festival de Sundance e recebeu bastantes críticas positivas, mas não teve sucesso comercial. Quando The Office terminou em 2013, o artista dedicou-se à produção cinematográfica. Desenvolveu filmes e séries como Promised Land (2012), Manchester à Beira-Mar (2016) e Família Hollar (2016), que também realizou. Tom Clancy’s Jack Ryan (2018-2023), um dos seus papéis mais reconhecíveis, teve também mão do ator na produção.
O sucesso de John Krasinski na realização foi estabelecido com o filme Um Lugar Silencioso (2018). A ação passa-se num mundo apocalíptico, onde criaturas são despoletadas pelo mínimo som, forçando a sociedade a viver em silêncio absoluto. A história segue uma família a viver nesta catástrofe, com a vantagem de saber língua gestual, pois a filha é surda. O ator juntou-se à mulher Emily Blunt no papel dos pais da narrativa, algo que trouxe ainda mais atenção ao longa. Devido ao grande sucesso, foram feitos mais dois filmes: uma sequela em 2021, Um Lugar Silencioso Parte II, que obteve 91% no Rotten Tomatoes, e uma prequela este ano, Um Lugar Silencioso: Dia Um (2024).
Ao longo dos anos, krasinski participou numa variedade de projetos. Um dos mais interessantes foi Some Good News, uma série de Youtube criada durante a pandemia do Covid-19. Composta por nove episódios, os vídeos apresentavam um noticiário de “boas notícias”, tendo por vezes convidados e performances especiais, como o elenco de Hamilton, Billie Eilish e o elenco do The Office.
John Krasinski será lembrado pela sua reputação de rapaz fofo e intelectual e pelo seu talento no cinema. Com um leque de papéis, o ator e produtor é tanto uma estrela de sitcom como uma estrela de drama. A sua visão artística e versatilidade, combinada com a personalidade amigável e engraçada, é um vigor na indústria de Hollywood.