A equipa minhota entrou a vencer, mas não conseguiu dar seguimento e aguentar a resposta portista, sendo assim eliminada da Elite Cup.

Na manhã desta sexta-feira, dia 11, o OC Barcelos deslocou-se ao Dragão Arena para defrontar o campeão nacional FC Porto, em jogo a contar para os quartos-de-final da Elite Cup.

A partida começou de forma positiva para a os visitantes, que ao quinto minuto de jogo viram Carlo Di Benedetto falhar a primeira bola parada de golo, após defesa de Conti Acevedo. No seguimento, foi marcada uma grande penalidade para o OC Barcelos, que primeiro bateu no poste, mas acabou por ser convertida por Luís Querido na recarga.

Após o forte arranque dos pupilos de Rui Neto, os dragões conseguiram responder e tomar controlo do encontro, e depois de várias oportunidades falhadas, Ezequiel Mena acabou mesmo por concretizar e restabelecer a igualdade no marcador quando faltavam quatro minutos para o intervalo.

A segunda etapa da partida iniciou-se como terminou a primeira, com o conjunto portista por cima no duelo. Entre as várias chances criadas, a turma da casa festejou por mais cinco ocasiões.

Gonçalo Alves de grande penalidade estabeleceu a reviravolta no marcador, antes de Telmo Pinto surpreender Conti Acevedo com um remate quase sem ângulo, sem hipótese para o guardião argentino. Seguiu-se mais uma bola parada, e com ela mais um tento para o FC Porto, e desta vez foi Hélder Nunes a não perdoar na conversão de um livre direto colocado por baixo do guarda-redes.

Os azuis e brancos mantiveram-se em alta, e quando faltavam oito minutos para o fim do jogo Gonçalo Alves encontrou Telmo Pinto sozinho, que finalizou com classe para bisar no embate e fazer o 5-1. Antes do final do encontro, Ezequiel Mena ainda teve tempo para bisar também e selar o resultado final em 6-1 para os campeões nacionais da época transata.

Com esta derrota, os minhotos estão fora da Elite Cup. Seguem-se mais duas partidas contra o FC Porto, a primeira fora de casa a valer título da Supertaça António Livramento, e a segunda no Minho a contar para a primeira jornada do Campeonato Placard 2024/25.