A programação deste mês conta com a presença de diversos artistas, como Niño de Elche e os Clã, e está marcada por diversos espetáculos, como "Blackface" e "Cantar de Galo".

A programação de outubro do Theatro Circo começa já na próxima quinta-feira, dia 3 de outubro, com o espetáculo “Blackface, de Marco Mendonça, no Pequeno Auditório, às 21h30. Este espetáculo faz parte da iniciativa “Frente e Verso”, que também inclui “Cantar de Galo”, da Mala Voadora, a ter lugar na Sala Principal, dia 4, às 21h30. O público poderá adquirir um passe geral para assistir a ambos os espetáculos com um preço reduzido.

Um dos destaques do mês é “A Luta Contínua”, a ser apresentado no dia 11 de outubro, às 21h30, na Sala Principal do Theatro Circo. Este espetáculo, praticamente esgotado, é uma criação que celebra os 50 anos do 25 de Abril e conta com a colaboração dos Clã com vários artistas: A Garota Não, Ana Lua Caiano, Capicua e EU.CLIDES. Com uma abordagem voltada para a continuidade da luta pela liberdade, a performance explora as fragilidades da democracia, as novas ameaças e inquietudes.

No dia 12 de outubro, haverá uma série de eventos importantes no Theatro Circo. Pela manhã, às 11h, a Companhia de Espectadores oferece um espaço de debate sobre “Blackface” e “Cantar de Galo”. Às 15h, o espetáculo infantojuvenil “Quinta dos Animais”, inspirado no clássico de George Orwell (1945), será apresentado com direção de Tonan Quito e texto de Inês Fonseca Santos, convidando todos a uma reflexão crítica sobre poder e exploração.

Ainda no mesmo dia, às 11h, no Foyer, acontece o diálogo “Conversas com Artistas” (gratuito), entre a atriz Cláudia Gaiolas e a investigadora e professora Francesca Rayne, com foco em peças como “Quinta dos Animais”. O mês também reserva espaço para o jazz. A 18 de outubro, pelas 21h30, na Sala Principal do Theatro Circo, o trio Sumrrá apresentará o seu novo projeto. Este mistura de influências galegas e espanholas é uma colaboração com o cantor multidisciplinar Niño de Elche. No dia seguinte, 19 de outubro, às 11h, o “Espaço Comum” (evento gratuito no Foyer) convida as crianças dos 7 aos 12 anos para imaginar o significado de teatro e o seu papel na cidade de Braga.

Entre os dias 24 e 27 de outubro, o Theatro Circo será um dos pontos do festival Semibreve, um dos mais importantes eventos de música eletrónica e arte digital da Europa. Para além deste lugar, também o Santuário do Bom Jesus, a Capela Imaculada e o gnration vão receber espetáculos, workshops e instalações artísticas.

No último sábado do mês, dia 26 de outubro, a residência artística de Júlio Cerdeira irá promover o evento “HIDE TO SEEK: dance in your shadows”, um workshop de dança gratuito – parte do programa “SUPRACASA”, um projeto da Braga25. As noites de segunda-feira estão reservadas para sessões de cinema, com destaque para “Grand Tour” de Miguel Gomes (7 de outubro), “Sorrisos de uma noite de verão” (14 de outubro) e “Fanny e Alexander” (21 de outubro), ambos de Ingmar Bergman. Os bilhetes estão disponíveis no site do Theatro Circo, online (em www.bol.pt) e noutros locais habituais.