Alice May Oseman é uma escritora e ilustradora britânica. Nascida a 16 de outubro de 1994, a autora graduou-se num Bacharel de Artes em Literatura Inglesa pela Durham University em 2016 e publicou o seu primeiro livro aos 19 anos, dois anos antes. Atualmente, conta com mais de dez novelas em seu nome, entre os quais romances de ficção e não ficção.

BBC

Oseman publicou o seu primeiro livro aos 19 anos, em 2014. “Solitaire” (Solitário), o debut da autora, foi para as livrarias do Reino Unido a 31 de julho desse ano, mas apenas chegou às estantes do resto do mundo em 2023, por conta da crescente fama da autora nos últimos anos. Desde então, Alice Oseman tem lançado livros regularmente, chegando a publicar mais de um livro por ano, entre eles, romances, novelas e banda desenhada.

Entre os anos 2019 e 2023, Oseman publicou as suas obras mais famosas, “Heartstopper”. Os cinco volumes da banda desenhada estão a ser adaptados aos ecrãs pela Netflix, onde a escritora trabalha como roteirista e produtora. A série estreou em 2022 e foi desde logo um gigante sucesso mundialmente.  O sexto e último volume das novelas gráficas já está em produção.

The Bookseller

Alice Oseman foi nomeada e vencedora de diversos prémios literários, tais como YA Bokk Prize, The Inky Awards, The Carnegie Medal e o Goodreads Choice Awards. Em 2023, a autora foi nomeada a Attitude Person of the Year e a Ilustradora do ano pelos British Book Awards.

Com apenas 30 anos, Alice Oseman conta com uma carreira de enorme sucesso internacional, sendo, atualmente, a escritora mais importante da comunidade LGBTQIA+. As suas obras, para além do aspeto romântico, são uma ferramenta para aumentar a conscientização para a comunidade queer e os preconceitos que ainda enfrentam.