O evento contou com cerca de 40 participantes vindos de várias cidades.

De 15 a 17 de outubro, o Município de Braga organizou a 8ª edição do European City Network Meeting, focado no tema “Participação Sénior e Intergeracional”. O objetivo desta iniciativa é promover a participação ativa dos cidadãos e oferecer aos mesmos uma plataforma para partilharem projetos de sucesso que impactam positivamente o bem-estar das pessoas e o ambiente.

No primeiro dia, os convidados tiveram a oportunidade de visitar as instalações da Quinta Pedagógica, onde realizaram atividades de partilha de boas práticas e de projetos de democracia e participação. Lá, foram também dados a conhecer projetos de Braga, como “O Cientista Regressa à escola” e “Circo Social Equilibrium”.

No dia 16, o encontro ocorreu no Centro da Juventude, um espaço voltado para o empoderamento jovem, através de programas de voluntariado internacional, workshops e meetups associativos. A instituição tem tido um papel fundamental no acolhimento de jovens de várias partes do mundo, incentivando o intercâmbio cultural e a aprendizagem coletiva. Durante o encontro, o grupo partilhou ideias e boas práticas relacionadas à intergeracionalidade. Realizou-se também uma visita guiada ao centro.

O grupo teve ainda a oportunidade de visitar o Centro de Inovação Social- Human Power Hub (HPH), onde conheceram dois projetos: o “Agir 0 – 100”, uma iniciativa de inovação social que visa combater a exclusão e a solidão, promovendo a ligação entre diferentes gerações, e o “UM novo Lar”, um projeto revitalizado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), cujo objetivo principal é resolver o problema do alojamento estudantil. Este projeto promove a partilha de habitação entre uma pessoa sénior e um estudante universitário, contribuindo também para combater o isolamento dos idosos.

Finalmente, no último dia, os convidados foram levados a conhecer a Academia Sénior, um programa do município que tem como objetivo promover o envelhecimento ativo através de diversas actividades e oportunidades de aprendizagem. Neste dia, os participantes foram recebidos com duas atuações organizadas pelos seniores da Academia e tiveram também a possibilidade de participar numa aula de cidadania, onde puderam testemunhar, de forma direta, a importância da partilha entre gerações. Durante esta experiência, perceberam que, apesar das diferenças de cada cidade, existem muitas semelhanças e particularidades. Foi possível concluir que, com um esforço geral para envolver a comunidade de maneira ativa e participativa, é possível construir sociedades mais inclusivas e democráticas.