Este sábado, pelas 21h30, a coreógrafa alemã visita Guimarães, pela primeira vez, onde apresenta a sua peça de 2021. A sua companhia, Sasha Waltz & Guests, faz a estreia nacional de “In C”, aclamada mundialmente, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
“In C”, inspirado na composição de Terry Riley de 1964, é considerada a primeira peça de música minimalista. É composta por um sistema experimental de 53 frases de movimento que contêm uma improvisação estruturada com regras e leis estipuladas. A criatividade de cada bailarino é livre dentro destes critérios, sem alterar o seu sentido ou prejudicar o grupo, uma metáfora à liberdade na sociedade, que termina quando a liberdade do outro começa. A duração e o número de performers é variável e os papeis de líder ou seguidor também não são fixos. Cada dançarino pode trocar de papel, a qualquer momento, o que torna a peça uma conjugação entre uma estrutura definida e uma liberdade improvisada.
Sasha Waltz desenvolveu “In C” durante os dias de isolamento levados a cabo devido à pandemia da Covid-19, quando os teatros de Berlim e do resto do mundo estavam fechados. A peça, que começou por ser uma forma de continuar a trabalhar durante o confinamento, é, nos dias de hoje, um movimento internacional que tem vindo a crescer. Desde a sua estreia digital na capital alemã em 2021, “In C” continua a ser elogiado em todos os palcos onde é apresentado.
“Durante o confinamento, quando nem podíamos respirar no mesmo ambiente que outras pessoas, era uma forma de reunir os dançarinos. Como a obra consiste em fragmentos separados de coreografia, os bailarinos podem ensaiá-la individualmente e à distância”, explica Sasha Waltz. Por outro lado, a coreógrafa percebeu que a peça poderia servir não apenas para reunir os seus bailarinos, como também as pessoas ao redor do mundo. “Quando a música começa, ouvimos uma batida clara, como um batimento cardíaco que conecta performers e público. E essa é uma das principais mensagens deste espetáculo”.
Os bilhetes para a estreia nacional de “In C” no Centro Cultural Vila Flor, na cidade de Guimarães, têm o valor de 15 euros ou 12,50 euros com desconto. Estes podem ser adquiridos online em aoficina.pt ou presencialmente nas bilheteiras dos equipamentos geridos pel’A Oficina como o CCVF, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) e a Loja Oficina (LO). A peça desloca-se, também, a Lisboa, ao Centro Cultural de Belém, nos dias 10 e 11 de outubro.