Num jogo emocionante, a “negra” sorriu aos minhotos.
Os vianenses queriam dar uma resposta positiva, perante os seus adeptos, depois de terem saído derrotados da Luz. Nesta segunda jornada da Liga Una Seguros, tiveram pela frente o Castêlo da Maia GC, que havia vencido a única equipa portuguesa a conquistar um título europeu, o SC Espinho.
Foram, no entanto, os maiatos a iniciar melhor o jogo, chegando a um parcial de 1-5, que obrigou o técnico do VC Viana a pedir o primeiro time-out da partida. Para infelicidade da turma minhota, pouco ou nada mudou após esta paragem, pois os pupilos de João Franco mantiveram o domínio do set, vencendo-o por 19-25.
No arranque do segundo set, o seis minhoto entrou decidido a mudar o rumo do encontro, alcançando um placar de 7-3. Apesar da equipa do Castêlo da Maia GC ter reagido e equilibrado o set, este acabou por sorrir ao conjunto de Gonçalo Pereira. 25-21 foi o resultado desta segunda partida. Um dos fatores que mais contribuiu para este placar, foi a alta eficácia de ataque (64%), quando no set anterior tinha sido de apenas 46%.
Os marujos mantiveram os níveis de confiança em alta e quiseram dar sequência ao set anterior, fazendo com que o terceiro set fosse bastante equilibrado, com ambos os conjuntos a tentarem impor o seu voleibol. Porém, foi a turma da casa que levou a melhor, mais uma vez graças ao seu poderio ofensivo.
Todavia, os maiatos não baixaram os braços e quiseram levar o encontro para o derradeiro set. Dito e feito. O coletivo de laranja dominou completamente o quarto set, entrando com um parcial de 3-7, avançando para um 12-19 e fechando com o set com um 14-25. Os vianenses mal respiraram nesta fase do jogo.
O quinto set no voleibol não permite qualquer margem de erro. Entrar bem pode ser crucial para alcançar o triunfo, já que este dura apenas até aos 15 pontos, diferente dos outros que duram até aos 25.
Até à troca de campo, a “negra” esteve muito equilibrada, com o conjunto de Gonçalo Pereira a vencer pela margem mínima (8-7). Contudo, a partir daí, o VC Viana disparou para a vitória, vencendo por 15-12 e somando, assim, os seus dois primeiros pontos na Liga Una Seguros.
Para esta conquista, muito contribuíram os 23 pontos do camisola 18, Taeho Lee, e os 16 de Rodrigo Pereira. Do lado dos laranjas, o reforço Sebastião Leão e o zona 4, André Marques, pontuaram por 15 vezes, cada um.
Com este triunfo, os marujos encontram-se no 9º lugar, com uma vitória e uma derrota. No próximo dia 19, às 19h00, deslocam-se à ilha Terceira, para defrontar a A.J. Fonte do Bastardo.