Os minhotos tiveram de ir à “negra” para trazer a vitória para casa.

Este sábado, a equipa do Voleibol Clube de Viana deslocou-se a terreno insular, para defrontar o AJF Bastardo, num encontro a contar para 3.ª jornada da Liga Una Seguros. O jogo foi marcado por muita emoção de ambas as partes numa casa tradicionalmente complicada, com os marujos a serem mais consistentes e unidos ao longo da partida.

A equipa liderada por Gonçalo Arezes entrou forte no 1º set, a impor o seu voleibol, causando diversas dificuldades à receção do Bastardo. O ambiente no pavilhão foi aquecendo e depois de vários protestos sobre o critério de “2 toques”, a equipa da casa viu um cartão amarelo, seguido de um vermelho, resultando em ponto direto para o adversário.

O jogo seguiu taco-a-taco com as duas equipas a dar espetáculo de voleibol. Aos 23-23, Rodrigo Pereira teve sangue-frio e fez ponto direto no serviço (às), permitindo à sua comitiva passar para a frente e acabar por vencer o set por 23-25.

O jogo continuou quente e com um segundo set muito disputado, mas com os insulares a darem mais trabalho aos minhotos. Na reta final do parcial, o Viana falhou vários serviços em momentos cruciais, o que acabou por ditar o 1-1 no marcador, com o placard a assinalar 29-27 para os caseiros.

No 3º set, a equipa minhota entrou determinada e foi-se distanciando no placard. Aos 9-13, o técnico do Fonte Bastardo viu-se obrigado a utilizar um time-out para travar o ascendente vianense.

Depois da paragem, pouco ou nada mudou. O Viana foi fazendo o seu jogo muito eficaz e assertivo nas transições, acabando mesmo por ganhar o terceiro set sem margem para dúvida (19-25).

Com o 1-2 em sets, a equipa de João Scheltinga tinha de fazer algo para mudar o rumo do jogo, e assim foi. O AJF Bastardo entrou determinado no 4ºset e os minhotos baixaram o rendimento, cometendo vários erros. Os insulares conquistaram então o 4ºset, por 25-19, obrigando o jogo a ir a um quinto e último set decisivo.

Já na “negra”, as duas equipas entraram determinadas, mas foi a vontade dos marujos de levar os dois pontos para casa que falou mais alto. Após a troca de campo, aos 8-6, a turma vianense uniu forças e disparou no marcador, vencendo por 11-15 o 5º set.

Com este triunfo, o VC Viana assegura o 6º lugar da tabela classificativa e soma a segunda vitória consecutiva na época. No próximo sábado, dia 26, os minhotos voltam à ação e deslocam-se até ao Porto para defrontar o Clube Atlântico da Madalena.