O Festival de Tunas Femininas da Gatuna regressou este sábado ao Theatro Circo.
No passado sábado, dia 19 de outubro, o Theatro Circo encheu-se de preto para mais uma edição do Trovas, o Festival de Tunas Femininas, proporcionado pela Gatuna. O espetáculo uniu tunas femininas de várias regiões do país, nomeadamente do Porto, de Coimbra e da Beira Interior.
A edição deste ano teve como tema “O Musical”, o que enriqueceu as performances das tunas com composições originais de musicais famosos, tal como O Feiticeiro de Oz, O Fantasma da Ópera e Les Miserable. Entre instrumentais, solos e originais, cada tuna teve a oportunidade de apresentar cinco temas. As pandeiretas destacaram-se, levando o público ao rubro pelo seu ritmo frenético e pela sua coordenação.
O Festival contou com a presença da Tuna Académica Feminina da Universidade da Beira Interior (EncantaTuna), da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra (TMUC), da Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico (TFIST) e da Tuna Feminina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (TFFLUP). Como convidados especiais distinguiram-se o Coro do Conservatório de Bonfim e a Afonsina, a Tuna de Engenharia da Universidade do Minho. Os Jogralhos ficaram encarregues da apresentação do Festival e, como é habitual, garantiram os risos na audiência pela sua performance satírica e humorística.
No fim do concurso, duas integrantes de gerações antigas da Gatuna partilharam um discurso sobre o sentimento de fazer parte de uma tuna, com o qual muitos dos espetadores se relacionaram. Logo a seguir, as anfitriãs reuniram-se em palco para a sua atuação, criando um momento de deleite e agrado nos espectadores.
No final do evento, após a votação do júri, os grupos foram eleitos para diversos prémios. A TFLUP conquistou o Prémio de Melhor Serenata, a EncantaTuna condecorou-se para o Prémio de Melhor Solista e a TFMUC reuniu os prémios de Melhor Original e Melhor Estandarte. Já a TFIST evidenciou-se por receber o maior número de prémios, entre eles o de Melhor Pandeireta, o de Melhor Tema, o Prémio Caracol de Melhor Instrumental e o Grande Prémio Trovas.