Duelo entre cónegos e galos resultou num festival de golos e numa reviravolta fenomenal.

Nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, realizou-se pelas 20:15h o embate entre as formações do Moreirense FC e do Gil Vicente FC. Este encontro tomou lugar no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas e contou para a 11ª jornada da Liga Portugal Betclic.

O dérbi minhoto entre cónegos e galos revelou-se bastante combativo entre os dois coletivos. Ambas as equipas lutaram pelos três pontos até ao fim, numa partida em que o resultado foi uma incógnita até ao apito final.

Aos 14 minutos surgiu o primeiro ataque perigoso do jogo. Benny ofereceu praticamente o golo a Madson que, no cara a cara com Andrew, não conseguiu concretizar. O guardião fez uma enorme parada para travar as intenções do brasileiro.

Apenas quatro minutos depois, os caseiros voltaram ao ataque. Guilherme Schettine efetuou a cobrança de um pontapé livre, ainda bem distante do alvo, mas obrigou o guarda-redes a aplicar-se para defender o seu remate.

Um pouco contra a corrente do encontro foi aberto o placar pelo conjunto gilista. Tigjany Touré recebeu o esférico já dentro da área adversária e, após trabalhar bem sobre a bola, atirou colocado para o fundo das redes adversárias.

À passagem da meia-hora, o francês esteve perto de bisar no encontro. O avançado recebeu a bola, no mesmo local que originou o primeiro tento, e rematou na direção da baliza. Desta feita, Kewin Silva foi superior ao oponente e atirou-se pela relva para espalmar para canto.

No resto da primeira metade não voltou a gritar-se golo em Moreira de Cónegos. A segunda parte, pelo contrário, começou de modo frenético, com o 0-2 para os visitantes. Jonathan Buatu ganhou um ressalto já em zona de perigo e cruzou para o coração da área. Jorge Aguirre viu uma oportunidade para inscrever o seu nome na lista de marcadores e não perdoou, cabeceando de forma certeira.

Ao minuto 65, Guilherme Schetine reduziu para os cónegos. O brasileiro conseguiu reter um cruzamento vindo da esquerda do seu ataque e, em zona de tiro, rematou para o 1-2. Ainda no embalo do primeiro golo, o empate surgiu apenas cinco minutos depois. Frimpong cruzou de forma exímia para junto da baliza forasteira, onde apareceu Dinis Pinto para desviar para lá do guarda-redes.

Nos minutos que se seguiram houve duas tentativas de reação por parte de Kanya Fujimoto. Inicialmente o japonês conduziu para o seu pé esquerdo e atirou rente ao poste direito. Já aos 83 minutos o próprio viu-lhe o golo a ser negado por Kewin Silva, que fechou a portadas da sua baliza.

Quem teve a última palavra a dizer foi a equipa da casa, que consumou a reviravolta ao minuto 87. Gabrielzinho ganhou o esférico pela direita do seu ataque e cruzou para a área adversária. Luís Asué subiu às alturas e cabeceou para o canto inferior direito do alvo, batendo Andrew.

Este jogo foi dado por terminado com o placar fixado em 3-2. Com este resultado, os axadrezados mantêm-se no 8º posto da tabela classificativa com 17 pontos conquistados. O próximo encontro dos comandados de César Peixoto será em casa, frente ao FC Porto. Essa partida está marcada para as 17h do dia 24 de novembro e contará para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade.

Já os galos descem à 11ª colocação do campeonato, com 10 pontos. O próximo embate dos gilistas será fora de portas, frente ao SC Vila Real. Esta partida está marcada para as 14h do dia 24 de novembro e também se realizará no âmbito da Taça de Portugal Generali Tranquilidade.