Assalto ao Banco Central é a nova minissérie adaptada de um grande acontecimento espanhol após a instauração da democracia. Estreou na Netflix no dia 8 de novembro de 2024 e está repleta de caras conhecidas.

O thriller de ação realizado por Daniel Calparsoro é inspirado em factos reais e tem cinco episódios. Retrata o assalto que aconteceu a 23 de maio de 1981, em Barcelona, Espanha e todo o mistério que até hoje o envolve. É protagonizada por Miguel Herrán como o assaltante José Juan Martínez Gómez “El Rubio”, María Pedraza como a jovem jornalista Maider e Hovik Keuchkerian que dá vida a Berni.  Atores já conhecidos por La Casa de Papel.

A temporada segue as 37 horas que o Banco Central e centenas de pessoas foram feitas reféns por um grupo de assaltantes armados. E, também, como uma jornalista procura o verdadeiro motivo para este crime. O assalto sensacional depressa se torna num desafio à recém-democracia espanhola.

A minissérie explora o imaginário do que realmente se passou naquele fatídico dia e quais foram os seus verdadeiros motivos, desde o esforço à libertação dos presos da tentativa de golpe de Estado de 23 de fevereiro. Como o coronel Tejero e outros três responsáveis, a operação secreta para a recuperação de documentos comprovavam o envolvimento de políticos no “23F”.

As ameaças de morte aos reféns e a pressão criaram um clima de tensão e um verdadeiro desafio às autoridades, pondo em questão o sistema político espanhol. Com o seu tom sombrio e recriação aprofundada, Assalto ao Banco Central une os elementos de drama com os de thriller psicológico. A série explora os dilemas éticos e políticos do acontecimento, como também a complexidade emocional das personagens.

Destaca-se uma realização extraordinária, cheia de movimentos de câmara, que nos fazem sentir a ação. Uma banda sonora muito bem selecionada e a história cativante são elementos que impossibilitam não ficar vidrado na trama. Além disso, Miguel Herrán brilha ao transformar-se de forma incrível na personagem.

É a mistura perfeita entre La Casa de Papel (2017) e Glória (2021). Liga o lado emocionante dos assaltos e o lado histórico de maneira muito interessante, acabando sempre por ensinar algo. Assalto ao Banco Central, é a escolha perfeita para uma tarde bem passada para fãs de ação e crime, nunca deixando o público aborrecido.