O evento teve como objetivo a inclusão e acessibilidade para jovens com deficiências auditiva e visual.

A Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa realizou, nesta quinta-feira, a Conferência Final do projeto Erasmus+ ‘No Borders To You(th)’, no Centro de Juventude de Braga. O evento visou promover práticas de inclusão e acessibilidade para jovens com deficiência, com foco na aplicação da ferramenta desenvolvida ao longo do programa.

Numa altura em que a inclusão é um tópico muito falado e se destaca como um dos maiores desafios da sociedade, a conferência proporcionou uma oportunidade para que profissionais e organizações na área da juventude explorassem abordagens inclusivas aplicáveis nas suas áreas de trabalho. O evento também possibilitou criação de redes e parcerias com outras entidades dedicadas a melhorar a acessibilidade para jovens.

A programação do acontecimento incluiu a apresentação de uma plataforma com atividades de educação não formal adaptadas, que visam uma abordagem mais inclusiva no trabalho com jovens com deficiência. Durante a conferência, os participantes tiveram acesso a diversas estratégias que poderão aplicar nas suas próprias iniciativas e programas, promovendo uma sociedade mais acessível e inclusiva. A participação foi gratuita, mas exigiu inscrição prévia.

Esta conferência marcou o encerramento de 18 meses de um projeto dedicado à co-criação e desenvolvimento de recursos educativos inclusivos para jovens com deficiência, liderado pela Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa, em parceria com entidades de Espanha, Grécia e Portugal. Ao longo deste período, o projeto desenvolveu e testou métodos e recursos para tornar as atividades mais acessíveis a jovens cegos e surdos. As tarefas já foram experimentadas por jovens da Academia Acessível e alunos da Escola Secundária Dona Maria.