Vimaranenses deixaram escapar os primeiros pontos na UEFA Conference League.
Nesta tarde de quinta-feira, o Vitória SC deslocou-se ao Cazaquistão, para defrontar o FC Astana, numa partida referente à quarta jornada da UEFA Conference League. Os vitorianos assumiram as rédeas do jogo e criaram inúmeras ocasiões de perigo. No entanto, faltou eficácia à formação minhota, que só alcançou a igualdade perto do fim.
A longa viagem não adormeceu os vitorianos, que ameaçaram a baliza desde cedo. Nuno Santos aproveitou a um alívio incompleto da defensiva adversária e disparou, de trivela, ao lado do poste esquerdo dos anfitriões.
A resposta dos cazaques surgiu aos 21’. Bartolec lançou longo para Chinedu, que ultrapassou Jorge Fernandes e no cara a cara com Bruno Varela, atirou ao lado do alvo. Os conquistadores não baixaram as guardas e estiveram perto de inaugurar a contagem no minuto 27. Na sequência de um pontapé de canto, Tiago Silva cruzou milimetricamente para os pés de Manu Silva, que apareceu sozinho e disparou forte para defesa atenta do guardião dos visitados.
Nove minutos depois, os protagonistas repetiram-se e Manu Silva voltou a ameaçar, através de um cabeceamento que atingiu a trave da baliza anfitriã. A formação minhota assumiu as rédeas do encontro, conseguindo deter o esférico no seu domínio em mais ocasiões e criando chances de perigo, faltando apenas eficácia no último terço.
Contra a corrente da partida, foram os cazaques que inauguraram o marcador, aos 40’. No seguimento de um lançamento longo, Kalaica recebeu o esférico dentro de área, enquadrou-se e atirou para o fundo das redes minhotas. Insatisfeitos com a desvantagem, os conquistadores criaram diversas ocasiões até término da primeira metade, mas sem conseguirem capitalizar.
No regresso dos balneários, ambos os conjuntos mantiveram as suas abordagens. Os minhotos dominaram o esférico e procuraram ferir os adversários, sobretudo, através do ataque organizado. Por outro lado, os caseiros investiram nas transições ofensivas, mas com dificuldades para criar perigo.
Ao passar do minuto 55, a formação vitoriana esteve perto da igualdade. Nuno Santos combinou com João Mendes e à entrada da pequena área, e rematou ligeiramente acima da trave dos anfitriões. O Vitória SC manteve-se superior no duelo, conseguindo criar diversas oportunidades e ameaçar o alvo adversário, mas faltava assertividade ao conjunto minhoto. João Mendes aproveitou o espaço concedido na quina da área e disparou à trave da baliza cazaque, aos 73’.
Os vimaranenses persistiram e continuaram a criar perigo. Na sequência de um alívio da defesa visitada, Manu Silva orientou o esférico e disparou perto do poste esquerdo dos adversários, aos 88’. Em conformidade com o domínio minhoto, o golo aparentava estar iminente. Foi nesse sentido que, um minuto depois, surgiu a igualdade. Telmo Arcanjo aproveitou a passividade de Ousmane Camara para cruzar na direção de Chuchu Ramirez, que cabeceou para o fundo das redes.
Com este resultado, os conquistadores somam dez pontos e situam-se no quinto lugar da fase liga da UEFA Conference League, que dá acesso direto aos oitavos de final da competição. Com as atenções voltadas para a Liga Portugal Betclic, os vimaranenses recebem o clube minhoto Gil Vicente FC na próxima segunda, dia 2 de dezembro, pelas 18h45.