Dois dos projetos nomeados na categoria de Ciberjornalismo Académico pertencem a estudantes da academia minhota.

“Famílias sem título. De coração aberto e abraços apertados”, da autoria de Ana Ferreira e Marta Rodrigues e enviado a concurso pelo ComUM, foi escolhido pelo voto do júri para receber o prémio na categoria de Ciberjornalismo Académico. Na mesma categoria, concorreram “Edição Especial – 50 anos 25 de abril”, do jornal “A Cabra”, vencedor da votação do público, e “Sonhos ao domicílio: Estafetas brasileiros em Braga”, de Letícia Vieira de Oliveira e Luciana Leite de Matos, também alunas da Universidade do Minho, do curso de Ciências da Comunicação.

A entrega dos prémios dividiu-se em oito categorias: “Excelência Geral em Ciberjornalismo”; “Última Hora”; “Reportagem Multimédia”; “Narrativa Vídeo Digital”; “Narrativa Sonora Digital”; “Infografia Digital”; Ciberjornalismo de Proximidade” e “Ciberjornalismo Universitário”. O PÚBLICO voltou a ser o grande vencedor da tarde. Para além da votação do júri no prémio “Excelência Geral em Ciberjornalismo”, conquistou a votação do júri e do público na categoria “Reportagem Multimédia”.

“Famílias sem título. De coração aberto e abraços apertados” aborda o acolhimento familiar em Portugal. O projeto final de curso de Ana Ferreira e Marta Rodrigues desenvolveu-se ao longo de três meses e foi acompanhado pelos professores do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UMinho, Luís António Santos e Maria João Cunha.

Para a sua concretização, as alunas licenciadas em Ciências da Comunicação contactaram com pessoas diretamente envolvidas com o acolhimento familiar e residencial, com diversos especialistas, com a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, entre outros.

A premiação foi o momento final do VIII Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que se prolongou durante os dias 20 e 21 de novembro. Ambos os dias foram preenchidos com palestras e debates.

ObCiber